Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$
Elas

Filhos de férias? Veja 6 atividades físicas para crianças e seus benefícios

quinta-feira, 12/07/2018, 10:24 - Atualizado em 12/07/2018, 11:52 - Autor:


Férias escolares e as crianças estão em casa cheias de energia para gastar? Incentivar a criança a começar a praticar algum esporte ou atividade física pode ser uma boa opção também para os pais, além de garantir muita diversão.


A professora de educação física e mestre em treino desportivo, Kaythy Jhullianny Vila Nova de Vasconcelos ressalta que as crianças não só podem, como devem praticar atividades físicas regularmente.



“Os exercícios ajudam no desenvolvimento motor e intelectual, deixam a criança mais alerta e inteligente, ajudam na qualidade do sono e as tornam muito mais saudáveis. Desde os primeiros meses de vida, por exemplo, os bebês já podem interagir com os pais em algumas atividades, como o alongamento, a yoga ou exercícios na piscina”, explica.


Para a professora de educação física, o hábito de praticar atividades físicas desde criança deve vir de dentro de casa, com o incentivo dos pais e familiares. “O estímulo dos pais pode ser crucial para ajudar a criar um hábito saudável que pode ser levado para o resto da vida. Os pais devem incentivar a experimentar várias atividades físicas e esportes, até que encontrem o ideal e o que lhes dê maior prazer e vontade de continuar”, orienta.


É justamente através das atividades físicas que a criança desenvolve os aspectos psicomotores, afetivos e cognitivos, além de adquirir habilidades específicas, que vão servir para outros aspectos da vida.



“A iniciação esportiva deve ter uma orientação cuidadosa no que se refere aos seus objetivos e métodos, pois pode ser um instrumento para as crianças começarem a ter experiências que envolvem confiança, autoimagem e auto percepção. Se a criança pratica atividades que estimulem essas capacidades, estão construindo seu aprendizado estimulando seu desenvolvimento. Dessa maneira, a iniciação à prática esportiva e na atividade física deve ser estimulada desde cedo”, recomenda Kaythy.


Mas, cuidado! A professora de educação física alerta que as atividades físicas devem acompanhar as fases de desenvolvimento infantil. “Em cada etapa, é preciso atentar para a maturidade física, motora e psicológica da criança, para o nível de descobrimento que ela já atingiu e que nível ela poderá atingir naquela determinada idade. A fase de conhecimento, que é da criança até 1 ano de idade, tem atividades muito limitadas”, explica.


 


Que tal trocar a televisão, tablets e celular por brincadeiras na rua, atividades físicas ou esportes? Além de quebrar a barreira do sedentarismo e prevenir doenças vinculadas ao excesso de peso, como câncer, diabetes, doenças respiratórias e no coração, é uma boa alternativa para criança gastar energia e se divertir!
 
“A prática de uma atividade física regular oferece as crianças um crescimento e desenvolvimento saudável; melhora da autoestima; ossos, músculos e articulações mais fortes; melhora da postura, do equilíbrio e interação social com os amigos; aprende novas habilidades enquanto se diverte, melhora o foco e a concentração durante as aulas. Os benefícios são inúmeros”, ressalta a professora de educação física.


Pensando em todos esses benefícios que Waldinea Navarro, mãe do pequeno Matheus Navarro, hoje com 10 anos, não pensou duas vezes e incentivou o filho na prática de esportes.
 
“Ele começou desde pequeno, com quatro anos fazia karatê e natação. O futebol veio logo em seguida. Hoje ele faz escolinha no Flamengo, sub 11, é faixa marrom de karatê e ainda participa de corridinhas de rua. Ele cresceu muito, não em tamanho, mas em comportamento, atitudes, ficou independente, interativo, aprendeu a importância do respeito ao próximo, de compartilhar”, comemora a mamãe cheia de orgulho.



Matheus Navarro foi incentivado pela mãe e desde pequeno pratica atividades físicas. (Foto: Arquivo Pessoal)


6 ATIVIDADES FÍSICAS PARA AS CRIANÇAS


- NATAÇÃO: Além de melhorar o alongamento e aumentar a capacidade pulmonar, já que o controle da respiração é imprescindível, a natação trabalha os grupos musculares e é considerado o esporte mais completo de todos. 


- BALÉ: O balé expressa os sentimentos por meio da dança, além de trabalhar movimentos como alongamento, flexibilidade, postura e fortalecimento muscular.


- CAPOEIRA: Além de jogar, os capoeiristas desenvolvem ritmo e musicalidade, além de aprenderem a cantar e tocar. Entre os maiores benefícios estão o alongamento, defesa, bons reflexos, coordenação motora e equilíbrio. 


- FUTEBOL: Entre os maiores benefícios de quem pratica a modalidade estão coordenação motora, noção de espaço, velocidade de reação e agilidade. 


- JUDÔ: Além do ganho de força muscular, alongamento e bons reflexos, o judô também estimula o respeito pelo adversário e a disciplina. É recomendado para crianças que são mais agitadas.


- IOGA: Entre os benefícios da ioga para crianças estão alongamento, concentração e flexibilidade, além de criar uma consciência corporal. Algumas academias já têm aulas direcionadas para os pequenos. 



Reportagem: Andressa Ferreira/DOL


Coordenação: Enderson Oliveira/ DOL


Multimídia: Demax Silva/DOL

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS