plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Mortes de jovem paraense e de blogueira levantam discussão sobre ‘empatia seletiva'

As mortes da blogueira Nara Almeida e da estudante paraense Dielly Santos foram assuntos de um vídeo da youtuber Maíra Medeiros, do canal ‘Nunca Te Pedi Nada’, e que tem causado repercussão nas redes sociais. Nara enfrentava um câncer de estômago e relat

As mortes da blogueira Nara Almeida e da estudante paraense Dielly Santos foram assuntos de um vídeo da youtuber Maíra Medeiros, do canal ‘Nunca Te Pedi Nada’, e que tem causado repercussão nas redes sociais.

Nara enfrentava um câncer de estômago e relatava sobre tudo o que passava em um blog. Já Dielly se suicidou em Icoaraci, onde morava, por não aguentar mais os ataques que bullying e gordofobia que sofria.

No vídeo, Maíra fala sobre ‘empatia seletiva’. É que mesmo depois de mortas, os perfis das jovens nas redes sociais continuam a receber muitos comentários. Só que bem diversos.

Enquanto para Nara as mensagens são positivas, de amor, de carinho, de como ela foi uma guerreira em lutar contra a doença, para Dielly os recados são ataques, montagens de mal gosto e piadas sobre o corpo da adolescente.

A youtuber conta ainda de quando começou a acompanhar a blogueira, muitos internautas elogiavam a forma física de Nara, que desejam ter o mesmo corpo que ela. “E a Nara fala assim: gente! Parem de desejar o corpo de uma pessoa só porque ele é magro. Ela falava que o corpo dela estava daquele jeito porque ela não ingeria nenhum alimento sólido há meses porque a alimentação dela era feita por uma sonda. Vocês estão elogiando uma magreza baseada em doença. Isso não é bacana, não é legal, não é saudável”

Maíra também fala sobre a empatia seletiva, de como as pessoas têm mais compaixão por aquilo que é mais ‘padrão’. Ela dá como exemplo as youtubers magras que falam de assuntos como gordofobia. “Essas meninas mais próximas do padrão usam discursos que foram criados e que foram percebidos por meninas que foram extremamente marginalizadas socialmente. E elas sequer dão o crédito. Quando você não dá o crédito, você não dá visibilidade, você torna essas meninas mais invisíveis ainda”, comentou.

Nos comentários, Maíra recebeu muitos elogios.

Confira:

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias