plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ELAS

Anda bocejando muito? Saiba que isso pode indicar problemas graves

Quem nunca soltou aquele longo bocejo no fim da tarde, depois de um dia cansativo no trabalho? O ato é um reflexo involuntário bastante comum, que ocorre quando o sono começa a tomar conta do corpo. Entretanto, se ele ocorre constantemente, ao logo de tod

Quem nunca soltou aquele longo bocejo no fim da tarde, depois de um dia cansativo no trabalho? O ato é um reflexo involuntário bastante comum, que ocorre quando o sono começa a tomar conta do corpo. Entretanto, se ele ocorre constantemente, ao logo de todo o dia, atenção: o bocejo pode indicar algum problema de saúde.

Segundo o Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, o bocejo constante pode ser, principalmente, um sinal de problemas relacionados ao sono. A lógica é clara: se você não dorme direito, o corpo não consegue repor as energias e se sente cansado e sonolento ao longo do dia.

As causas podem ser várias, desde insônia e apneia, quando há pequenas interrupções da respiração durante o sono, a problemas como ansiedade, depressão, problemas cardíacos, respiratórios e até câncer de próstata, que faz homens acordarem a cada duas horas para urinar.

Caso o sono esteja adequado, a grande quantidade de bocejos pode indicar outras questões, como problemas neurológicos que causam sonolência excessiva, como epilepsia e esclerose múltipla, ou mesmo tumores cerebrais. Medicamentos que atuam no sistema nervoso, como antidepressivos, sedativos e antialérgicos também podem causar a sonolência.

Mas se você boceja muito, não há motivos para desespero. Na dúvida, a principal recomendação é procurar apoio médico para fazer um diagnóstico preciso. E buscar uma boa noite de sono, claro.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias