plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ELAS

Sentir fome o tempo todo pode ser um problema hormonal

A obesidade é, hoje, um dos principais problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, cerca de 18,9% da população adulta é obesa, e outros 30% estão acima do peso saudável. Ou seja: cerca de  50 milhões de pessoas deveriam perder peso para evitar doenças

A obesidade é, hoje, um dos principais problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, cerca de 18,9% da população adulta é obesa, e outros 30% estão acima do peso saudável. Ou seja: cerca de 50 milhões de pessoas deveriam perder peso para evitar doenças como ataques cardíacos, derrames cerebrais, diabetes, reumatismos e alguns tipos de câncer.

Endocrinologista e Metabologista formada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Tassiane Alvarenga desmistifica alguns conceitos e esclarece que, sim, a fome é controlada por hormônios que comandam o apetite e o metabolismo.

"A curto ou longo prazo agem predominantemente numa região do hipotálamo conhecida como núcleo arqueado, o centro no qual reside o controle-mestre dos sistemas regulatórios. Para o núcleo arqueado convergem dois tipos de neurônios que exercem ações opostas: estimulação e inibição do apetite. Conheça, na galeria, os hormônio que controlam o apetite e conheça seus efeitos reais."

Comemos apenas quando estamos com fome — MITO

De acordo com a especialista, a fome é uma sensação fisiológica que nos faz procurar e ingerir alimento para satisfazer as necessidades diárias de nutrientes. O ato de ingerir alimentos é causado por uma série de estímulos (ou sinais).

Entre eles está à diminuição no organismo, da quantidade de nutrientes como glicose, aminoácidos, gordura ou mesmo a diminuição da temperatura interna.

O que estimula a produção de um hormônio no estômago chamado grelina, que chega até o cérebro e ativa toda uma cascata endocrinológica que motiva o apetite.

"Tudo começa com aquela sensação de estômago vazio, a queda da glicose no sangue e a queda da temperatura corporal, estímulos para a produção de grelina. Este é o único hormônio periférico com função de aumento do apetite. A grelina é muito importante para o controle do apetite- este hormônio é produzido no estômago e intestino delgado, com um pouco dele sendo liberado no pâncreas e no cérebro. É chamado de "hormônio da fome" devido ao seu papel no controle do apetite, mas essa é apenas uma das suas funções".

Temos apenas um hormônio produzido no nosso trato intestinal que gera a fome: Grelina.

Todos os outros geram saciedade — VERDADE

O GLP‑1 é produzido pelas células L do íleo e cólon diante da chegada de alimentos nessa porção do intestino. O GLP‑1 exerce diversas funções como: redução do esvaziamento gástrico e ativação das áreas do cérebro relacionadas a saciedade, além de diminuir o paladar para alimentos de alta densidade calórica.

" A meia‑vida do GLP‑1 endógeno é de apenas 5 min. Existem no mercado atualmente os análogos de GLP-1 que tentam imitar a ação deste hormônio promovendo saciedade, reduzindo gula, e reduzindo o apetite por coisas gostosas. "

O Peptídio YY (PYY) é produzido pelas células L intestinais, presentes principalmente no cólon e reto, a partir da chegada de alimentos gordurosos nessa porção do intestino. De forma semelhante ao GLP-1, o PYY inibe vias da fome e estimula vias da saciedade.

Por fim, Colecistocinina (CCK) hormônio produzido também pelas células L do trato gastrintestinal que diante da chegada de gordura e proteína nessa porção do intestino estimula a secreção de enzimas digestivas pancreáticas e a secreção biliar, inibindo o esvaziamento gástrico e o apetite diretamente.

Pacientes obesos tem muita Leptina, que é um hormônio da saciedade, mas ela não funciona — Verdade

A leptina é um dos hormônios diretamente ligados à gordura corporal e à obesidade. É liberado pelas células de gordura e envia sinais para o hipotálamo, ajudando a regular e alterar a ingestão de alimentos em longo prazo e o gasto de energia. Se o indivíduo engorda, os níveis de leptina aumentarão.

O que a leptina faz? A leptina pode ser chamada de hormônio da saciedade, pois ajuda a inibir a fome e a regular o equilíbrio energético, de modo que o corpo não desencadeia respostas de apetite quando não precisa de energia. No entanto, quando os níveis do hormônio caem (acontece quando um indivíduo perde peso), os níveis mais baixos podem desencadear enormes aumentos de apetite e compulsão. Isso, por sua vez, pode tornar a perda e manutenção de peso mais difícil.

"Quando o corpo está funcionando corretamente, as células com excesso de gordura produzirão leptina, o que estimulará o hipotálamo a diminuir o apetite. Infelizmente, quando alguém é obeso, apesar de ter muita leptina no sangue, pela inflamação da obesidade, esta leptina não consegue agir direito, uma condição conhecida como resistência à leptina: ou seja, a via da saciedade não funciona"

Comer vicia? — Parcialmente verdade

Todos tem outro tipo de apetite conhecido como apetite hedônico que está relacionado ao prazer de comer — ativa o sistema de recompensa cerebral (fome hedônica) relacionado ao prazer e faz o individuo comer sem fome.

"Neurocientistas concluíram que a sensação de felicidade tem origem no cérebro mais especificamente nos centros do prazer. Uma complexa rede de neurônios que é ativada ao realizar atividades que trazem felicidade".

As informações são do R7.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias