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Nutricionista explica importância da água para uma boa saúde

sexta-feira, 23/03/2018, 18:12 - Atualizado em 23/03/2018, 18:14 - Autor:


Um dos símbolos universais da vida, a água é essencial não apenas para a manutenção de uma boa saúde, mas também para a existência da vida. Ela constitui mais de 60% do organismo humano e praticamente em todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio, é a ausência de água que mais o organismo sente falta, daí a importância de ser mantida uma boa hidratação corporal.


Desempenhando funções essenciais na nossa vida: fundamental para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção; transporte de nutrientes para as células; regula a temperatura corporal; desempenha papel importante no sistema circulatório; o funcionamento dos rins, a desintoxicação, entre outros. 


Débora Lima, Nutricionista do Hapvida, alerta para a importância do consumo diário de 2 a 3 litros de água e destaca que o corpo humano só continua funcionando por 2 ou 3 dias sem água. “A redução entre 4 e 5% da água corpórea reduz 20 a 30% a capacidade de trabalho de órgãos e sistemas. Sem água, o corpo humano só continuará funcionando por 2 ou 3 dias. O corpo não possui condição para armazenamento de água, portanto a quantidade de água perdida deve ser reposta.”, alerta a profissional. 


E deixar de consumir ou beber quantidades inadequadas de água pode ocasionar alguns problemas, a temperatura corporal tende a aumentar, as funções intestinais e renais ficam prejudicadas, pessoas tendem a ter dores no corpo, tem raciocínio prejudicado e corre mais risco de ter uma série de doenças, tais como: pressão alta, artrites, asma, colite, diabetes tipo II, colesterol e até alguns tipos de cânceres têm sua incidência relacionada com a má hidratação. “Os principais sinais de desidratação são: boca seca, lábios rachados, urina escura, e de forma mais severa, letargia e confusão mental. A melhor forma de repor a quantidade de água perdida pelo organismo é através da ingestão de água pura. Devemos ingerir em torno de 2 a 3 litros de água diariamente, apesar de a água também estar presente naturalmente nos alimentos. É importante aumentar a quantidade ingerida em situações especiais como calor e exercício físico intenso.”, conclui Débora Lima. 


Mas atenção, você deve estar atento também à qualidade da água consumida, pois ela não deve apresentar cor, gosto ou odores. Se a água estiver com qualquer coloração que não a incolor, está vetado seu consumo. Outras colorações indicam que a água está contaminada por bactérias ou por contaminantes físicos ou químicos, como barro, ferro, etc. No entanto, a cor da água somente não indica que ela é própria para consumo. A água pode estar transparente, mas estar contaminada. A recomendação é filtrar ou ferver essa água antes da ingestão.


(Com informações do Hapvida)

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