plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

11 coisas que vivem no seu banheiro e que não deveriam estar ali

Como está a caixinha de remédios que habita seu banheiro? Mais precisamente, qual foi a última vez que você decidiu checar a validade dos medicamentos que estão ali? E sua escova de dentes, há quanto tempo você a está usando? Calma, não queremos causa

Como está a caixinha de remédios que habita seu banheiro? Mais precisamente, qual foi a última vez que você decidiu checar a validade dos medicamentos que estão ali? E sua escova de dentes, há quanto tempo você a está usando?


Calma, não queremos causar desespero, mas trazer à tona a importância de constantemente checar os produtos que vivem nas prateleiras do seu banheiro. De acordo com especialistas, você deve se atentar a esses 11 itens em particular:

1. Escova de dente com mais quatro meses de uso
Antes de colocá-la em contato com sua boca novamente, considere jogá-la no lixo. A Associação dos Dentistas Norte-Americanos (ADA) diz que é o ideal é trocar de escova de dente a cada 3 meses, ou ainda antes, caso as cerdas estejam desgastadas.

Segundo o órgão, não há evidências suficientes que comprovem doenças advindas do uso de escovas antigas, porém, quando desgastada e velha, ela terá um desempenho menos efetivo para cuidar de sua saúde bucal.

2. Pasta de dente antiga
Pastas de dente que já venceram não são perigosas, contudo, se já venceram há anos, o flúor presente nelas já não atua tanta propriedade. Além disso, o produto terá outra consistência, apresentando dificuldade para sair do tubo.

3. Protetor solar vencido
A agência Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, alerta que todos os protetores solares mantém sua função por apenas tr}es anos. Passado esse tempo, não há garantia de que o produto irá proteger sua pele das radiações UV. Ele até pode funcionar, mas é melhor prever do que remediar, certo? Então, fique atento à data de validade e também às mudanças na coloração e na consistência do protetor.

4. Cosméticos “mutantes”
Mudou de cor, odor, consistência e está infectado por bactérias ou fungos? Jogue fora. Esses são os quatro sinais que os farmacêuticos confiam para saber quando o produto já passou de sua vida útil. Atente-se à cor: ficar um pouquinho amarelo não é um grande problema, mas se mudar drasticamente, parta para outra. Confira o odor: é normal que os cosméticos percam potência em seus cheiros ao longo do tempo, porém, um cheiro esquisito e rançoso pode indicar que algo não está certo. Por fim, confira se há bactérias ou fungos crescendo no produto. O destino é só um: lixeira.

5. Medicamentos fora da validade
Nos EUA, a agência FDA obriga que todos os medicamentos cheguem ao mercado com o período até o qual eles terão sua potência e segurança garantidas. Todavia, nem sempre um remédio vencido perde sua capacidade terapêutica: cerca de 90% de 100 remédios continuaram eficazes no tratamento que se propunham a oferecer mesmo passados 15 anos da data de vencimento.

Mas não se arrisque; fique atento às datas, principalmente se os remédios forem compostos de insulina, antibióticos e nitroglicerina. Outra dica para mantê-los seguros: guarde suas medicações em locais frescos e secos – por isso, evite banheiros e cozinhas, áreas afetadas por calor e umidade.

Quando for jogar fora seus remédios vencidos, confira se há locais de descarte específicos em sua cidade.

6. Produtos para acne abertos há alguns meses
Se você tem cremes, hidratantes, esfoliantes ou quaisquer outros produtos para espinhas com peróxido de benzoílo e ácido salicílico em sua fórmula, fique atento: após abertos, eles só duram seis meses. Isso acontece porque esses dois ingredientes vão perdendo sua eficiência com o tempo.

7. Isopropanol e peróxido de hidrogênio com anos de vida
Após um tempo, esses dois produtos vão perdendo sua eficácia e potência. Por conta disso, uma dica é compra-los nas versões de frascos pequenos, caso você não use com muita frequência. Após a data de validade, não hesite em leva-los ao lixo.

8. Antigas caixinhas de lente de contato
A Associação dos Oftalmologistas Norte-Americanos recomenda que as caixinhas de lente sejam trocadas a cada três meses: como nossos dedos entram em contato com o utensílio, a região pode virar um espaço para crescimento de bactérias que causam infecções oculares.

9. Soluções de lente de contato vencidas
Colírios e soluções vencidas para lentes de contato nunca devem ser usadas, nem mesmo se elas estiverem cheias. Após o prazo de validade, suas fórmulas podem ser contaminadas, abrindo brechas para infecções, perda de visão e até cegueira (em casos extremos).

10. Aquela vaselina que está ali faz tempo
Cada vez que suas mãos entram em contato com os potinhos de vaselina, as chances de infectar o produto são grandes. Por isso, os dermatologistas sugerem: compre o item em versão pequena.

11. Absorventes antigos ou semi-abertos
Absorventes têm uma vida útil de cinco anos. Depois isso, eles podem ser espaço para criação de fungos, especialmente se estão armazenados em banheiros ou cômodos úmidos. Além da validade, fique atento ao lacre. Tenha certeza de que os absorventes estão dentro de uma embalagem intacta, sem rasgos, pois essa é a garantia de que o produto não está contaminado e uma maneira de se proteger da síndrome do choque tóxico.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias