plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Descubra como eliminar a compulsão por doces

Quem não gosta de um doce no final da tarde ou depois do almoço? Mas, esse desejo quase incontrolável por açúcar em momentos específicos do dia pode ser um alerta. Se você não consegue evitar o desejo pelas guloseimas e com ela os sinais de ansiedade, can

Quem não gosta de um doce no final da tarde ou depois do almoço? Mas, esse desejo quase incontrolável por açúcar em momentos específicos do dia pode ser um alerta. Se você não consegue evitar o desejo pelas guloseimas e com ela os sinais de ansiedade, cansaço, culpa e até tristeza aparecem, esse pode ser um indicativo de queda de Serotonina.

A Serotonina é um neurotransmissor responsável pelo equilíbrio do humor e do bem-estar. A compulsão por doces aparece quando essa substância se encontra em níveis baixos no organismo. Essa situação ocorre principalmente em mulheres; os sintomas apresentados podem ser relacionados diretamente em uma carência nutricional, já que dietas pobres dessa substância pode gerar essa deficiência A lógica é simples: para eliminar a compulsão por doces é preciso equilibrar o sistema. A doutora Eliza Reis criou dicas para harmonizar o bem estar e o desejo por doces.

Em um primeiro momento, Eliza Reis reforça a necessidade de corrigir a carência nutricional. Para isso, como nos conta, é preciso consumir certos alimentos ricos em Triptofano. Cabe destacar que a Serotonina é derivada do aminoácido Triptofano, que ao digerimos, se tranforma em 5-HTP. Logo, frango, peru, nozes, pistaches, castanhas, beterraba, cenoura, banana, abacaxi e outros diversos alimentos precisam estar na sua próxima lista de compras.

A segunda dica da doutora é o equilíbrio. Não basta comer muitos dos alimentos ricos em triptofano se outras substâncias estão em queda no organismo. Vitaminas como B3 e B6 são importantes para transformar o triptofano em 5-HTP e finalmente em Serotonina. Não deixe de comer salmão, bife de fígado, amendoim, avelãs, ameixas e damasco, esses alimentos irão ajudar no processo.

Eliza Reis destaca que mulheres que usam anticoncepcional, que consomem frequentemente bebidas alcoólicas ou que fazem dietas restritas de proteína tendem a eliminar mais facilmente a vitamina B6 e por consequência, apresentar os sintomas da baixa Serotonina. Nesse caso, a compulsão por doces é mais incisiva e com ela apresenta a indisposição e sintomas de depressão. Para corrigir o problema, basta fazer uma suplementação da vitamina B6.

Cuidados com o intestino são a quarta dica da doutora Eliza Reis. O intestino humano, como nos conta a médica, é responsável por 90% da produção de Serotonina para o organismo e para isso, é necessário a boa regulação da quantidade e tipos de bactérias no órgão. A correção da flora intestinal é capaz de eliminar a dependência do açúcar.

Muito dos sintomas que sentimos podem ser mudado por meio de uma alimentação regulada e pela mudança de hábitos. Ter compulsão por doces é alerta de diversas carências e problemas no seu organismo.

(Com informações da Avantis)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias