plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Gordura no fígado causa inchaço e até cirrose: 9 sinais para você observar

A gordura no fígado, clinicamente conhecida como esteatose hepática, é caracterizada pelo acúmulo de gordura nas células do órgão que, por normalmente não apresentar sintomas óbvios, pode ter seu diagnóstico tardio e causar problemas graves de saúde. Se

A gordura no fígado, clinicamente conhecida como esteatose hepática, é caracterizada pelo acúmulo de gordura nas células do órgão que, por normalmente não apresentar sintomas óbvios, pode ter seu diagnóstico tardio e causar problemas graves de saúde.

Se a condição não for tratada, pode evoluir para uma cirrose hepática, quando o tecido do fígado é substituído por fibroses, que, em casos avançados, pode exigir até um transplante do órgão. Além disso, a cirrose é fator de risco para o câncer de fígado.

Gordura no fígado: como saber se eu tenho?

O diagnóstico certeiro de esteatose hepática só pode ser obtido através de exames de sangue ou por ultrassonografia abdominal, tomografia ou ressonância magnética, uma vez que a condição nem sempre dá sinais claros. Uma evolução no quadro, no entanto, pode apresentar sintomas como:

Aumento do volume abdominal

Dor na parte superior direito do abdômen

Fadiga

Icterícia

Fezes claras

Alterações do sono

Confusão mental

Tremores

Inchaço dos membros inferiores

Gordura no fígado: causas e prevenção

A esteatose hepática pode ter várias causas, como consumo excessivo de bebidas alcoólicas, diabetes, níveis altos de colesterol ou triglicérides, diabetes, hepatites virais e, principalmente, sobrepeso e sedentarismo.

É possível evitar e até mesmo reverter um quadro de gordura no fígado de forma simples, adotando uma alimentação balanceada, rica em fibras e verduras e reduzindo o consumo de gordura animal e carboidratos. Não há medicamentos específicos para tratar a condição.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias