plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ELAS

Açaí reduz o colesterol e é aliado contra o câncer

Além de possuir um arsenal de nutrientes, como vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais, o açaí é considerado mundialmente um dos mais potentes alimentos antienvelhecime

Além de possuir um arsenal de nutrientes, como vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais, o açaí é considerado mundialmente um dos mais potentes alimentos antienvelhecimento, o açaí é rico em polifenóis que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e detonam os radicais livres, (responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele).

Repleto de antioxidantes que ajudam a reduzir os riscos de câncer, doenças degenerativas e envelhecimento precoce, a fruta é ótima fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para baixar o colesterol, além de ser fonte de fibra - o que contribui diretamente no bom funcionamento do intestino - reflexo de uma boa saúde.

AÇAÍ x GORDURA

Não é de hoje que o açaí é considerado vilão por muitos que crêem que a fruta é muito calórica gordurosa. O que não corresponde à realidade já que cem gramas da polpa possui apenas 70 calorias e cinco gramas de gordura, sendo que a maior parte dela é de ômega-9, o mesmo presente no azeite e no abacate.

O que transforma uma tigela de açaí em uma bomba calórica é o que se adiciona na lanchonete, como xarope de guaraná (puro açúcar!), granola e banana, farinhas etc. Se o açaí for consumido sem os aditivos ultracalóricos não há nenhum problema no uso diário, e não há nenhuma contraindicação, a não ser alguma sensibilidade individual. Inclusive, nas regiões produtoras como o Pará, as pessoas chegam a ingerir até 1 litro diário do produto.

COMBATE AO CÂNCER

As antocianinas colorem o açaí com seus pigmentos roxo-azulados. Elas fornecem proteção antioxidante contra os efeitos prejudiciais da constante exposição à luz ultravioleta a qual estes frutos estão expostos. Os cientistas descobriram mais de 600 tipos de antocianinas de ocorrência natural. A forma mais abundante de antocianina é a C3G, e é ela que regula os nossos genes para proteger o corpo da ação dos radicais livres. Um estudo realizado na Universidade da Flórida mostrou que o extrato de açaí foi capaz de acionar o mecanismo que elimina 86% das células de leucemia nas amostras, devido à alta concentração de C3G e outras antocianinas.

MAIS BENEFÍCIOS

O açaí é um energético, o que o torna popular entre os praticantes de atividades que demandam muita energia, como o surf, a luta e a musculação. Ele atua no aparelho circulatório, reduz as taxas de colesterol, tem ação anti-inflamatória, ajuda o aparelho digestivo e promove a saúde intestinal. A fruta também protege a pele da ação dos raios solares, age na saúde dos olhos, pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer e contribui para a longevidade.

(com informações dos sites Boa Forma e Minha Vida)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias