plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE E BEM-ESTAR

Rotina de exercícios: veja como melhorar a qualidade de vida

Manter uma alimentação saudável e uma vida com menos estresse também pode ser uma boa dica

Imagem ilustrativa da notícia Rotina de exercícios: veja como melhorar a qualidade de vida camera Reprodução

Alimentação saudável, rotina de exercícios, menos estresse e mais momentos de paz e sossego. Parece uma boa fórmula para prolongar os anos de vida com qualidade e saúde. Mas será que só isso basta?

O educador físico e coach Tauan Gomes explica que não. “Com o passar dos anos o envelhecimento natural do corpo vai diminuindo nossa massa magra, nossa massa óssea, nosso sistema cognitivo, assim como o nível de testosterona. É um processo normal de todo ser humano”, afirma.

A boa notícia é que existem atividades específicas que podem desacelerar esse processo natural, além de dar uma força a mais para os pontos mais vulneráveis.

“Algumas atividades, como a musculação, podem ajudar a retardar esse processo de maneira saudável, fortalecendo a musculatura e os ossos. Sempre indico os exercícios multiarticulares, como agachamento, supino, elevação, barras, paralelas e tudo que trabalha mais de uma articulação ao mesmo tempo. Isso gera aumento de massa muscular, auxilia no cognitivo, no equilíbrio e estabilidade”, detalha.

Porém, antes de sair se exercitando por aí, o especialista alerta para os riscos da falta de orientação profissional.

“O primeiro passo é fazer um check up com médico e educador físico. É preciso ter o aval deles para iniciar qualquer atividade física, tenha você 15 ou 90 anos. Se você estiver apto, o próximo passo é fazer as atividades recomendadas para seu tipo de corpo e idade. Sempre tendo cautela quanto a lesões e ficar atento às articulações, sobrepeso de cargas e métodos que possam piorar ao invés de melhorar a sua condição física”, completa.

Por fim, o coach também destaca os benefícios para a mente que as atividades físicas podem propiciar.

“Temos liberação de endorfina e dopamina sempre que nos exercitamos, e esse dois hormônios nos trazem sensações prazerosas e que melhoram nosso dia a dia e o relacionamento com as outras pessoas”, finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias