Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$
CUIDADOS ESSENCIAIS

Como cuidar da saúde mental em mais um ano com lockdown? Veja o que fazer!

Cuidar da mente também é essencial para manter a saúde em dia

quarta-feira, 17/03/2021, 17:56 - Atualizado em 17/03/2021, 17:55 - Autor: Com informações da assessoria e da Pfizer


Imagem ilustrativa da notícia Como cuidar da saúde mental em mais um ano com lockdown? Veja o que fazer!
| Reprodução

Nessa nova temporada de isolamento que inicia em 2021, e mais adaptações de rotinas, ao mesmo tempo que a vida precisa continuar, a sociedade necessita cuidar da saúde, se prevenir contra o novo coronavírus, mas também dar atenção à saúde mental. 

O fato é que o mundo nunca passou por algo tão grave e agressivo e sem prazo para terminar. Muitas pessoas já aprenderam a driblar o isolamento como: trabalhando em home office, fazendo videochamadas com amigos e familiares, atividades físicas em casa. 

Mas e a saúde mental? Para muitos o isolamento é quase que uma punição. E para cuidar da mente é preciso adotar hábitos saudáveis também, mesmo estando em casa e isolado. É preciso medir sentimentos como medo, insegurança e preocupação em excesso.  

Outras pessoas precisaram e precisam lidar ainda com a insegurança financeira - desemprego-, perdas de parentes, amigos por conta do vírus, distanciamento de familiares e ainda adiamento de planos e projetos de vida. Isso tudo pode causar ansiedade e, em outros, depressão.

Veja 4 dicas para manter a saúde mental em dia:

Lembre-se que você não está sozinho

Todos estão na mesma situação. E, apesar disso, cada um encontra uma melhor forma de lidar com este momento. Não se compare com outras pessoas e tente encontrar o que mais funciona para você.

Este é um momento intenso e fora do comum

É completamente normal se sentir triste, assustado e/ou menos produtivo que o habitual. Uma pandemia e o distanciamento social geram diversas emoções que são difíceis de lidar. Novos sentimentos são esperados. Não se cobre para estar bem 100% do tempo.

Observe suas demandas internas

Abafar e ignorar sentimentos não é saudável. Tente colocar tudo o que está acontecendo no mundo em perspectiva e relacione ao que você está sentindo - estão interligados? Se colocar como parte do todo vai trazer autoconhecimento e facilitará encontrar o equilíbrio da situação.

Limite o tempo ligado nas notícias

É importante estar informado, mas são muitos processos acontecendo ao mesmo tempo - e todos eles bastante intensos. Mudanças na rotina de trabalho, no relacionamento com amigos e família, dilemas políticos e financeiros em todo o mundo. Estipule quanto tempo do seu dia você pode se dedicar ao consumo de notícias e, se necessário, reduza. Não se esqueça de buscar fontes oficiais para evitar notícias falsas.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS