plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
APRENDA AQUI

Conheça 4 exercícios simples e caseiros para diminuir o risco de trombose

Segundo o Ministério da Saúde, a trombose é a terceira maior causa de morte em todo o mundo.

Imagem ilustrativa da notícia Conheça 4 exercícios simples e caseiros para diminuir o risco de trombose camera O entupimento das veias dificulta a oxigenação e o fluxo do sangue e pode ocasionar complicações, como a embolia pulmonar e Acidente Vascular Cerebral (AVC), que podem ser fatais. | Reprodução

A trombose venosa profunda (TVP), caracterizada pelo desenvolvimento de coágulos, ou trombos, no interior de vasos sanguíneos, é um problema que pode causar diversos prejuízos à saúde. As informações são do portal Metrópoles.

Ex-vocalista da Acordalice morre em decorrência de uma trombose

O entupimento das veias dificulta a oxigenação e o fluxo do sangue e pode ocasionar complicações, como a embolia pulmonar e Acidente Vascular Cerebral (AVC), que podem ser fatais.

Aline Lamaita, cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), ressalta que a atenção deve ser redobrada por pessoas que possuem fatores "individuais que agravam os riscos de desenvolver o quadro, como obesos, tabagistas, portadores de câncer, pessoas que utilizam hormônios ou pílulas anticoncepcionais, predispostos a coagulação sanguínea, gestantes, idosos, deficientes físicos e portadores de varizes”.

Pacientes que já contraíram Covid-19 podem ter alterações neurológicas

Ficar muito tempo parado e sem movimentar as panturrilhas ou beber pouca água, consumir bebidas alcoólicas ou remédios que estimulam o sono, além da má alimentação são fatores que dificultam a circulação do sangue. A recomendação dos especialistas é caminhar, até mesmo dentro de casa e fazer simples exercícios.

EXERCÍCIOS CASEIROS

- Comece com os pés no chão e, em seguida, levante os calcanhares enquanto mantém as pontas dos pés no chão, permanecendo nessa posição por alguns minutos. Depois, coloque os calcanhares no chão e levante os dedos dos pés. Segure por alguns segundos e repita o alongamento algumas vezes.

- Outro exercício consiste em traçar círculos com os pés por alguns segundos, mudando de direção de fora para dentro e de dentro para fora.

- Outra sugestão é dobrar a perna abraçando os joelhos o mais próximo possível do peito, permanecendo assim por alguns minutos, sempre trocando de perna.

- Caminhar pela casa é outra medida que pode ser feita por qualquer pessoa e que estimula o fluxo sanguíneo.

O uso de meias elásticas de compressão pode ser também uma alternativa de tratamento caseiro para pessoas com trombose. A consulta a um cirurgião vascular é particularmente recomendada para pacientes do grupo de risco para a doença.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias