Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$
APRENDA AQUI

Conheça 4 exercícios simples e caseiros para diminuir o risco de trombose

Segundo o Ministério da Saúde, a trombose é a terceira maior causa de morte em todo o mundo.

segunda-feira, 15/02/2021, 11:09 - Atualizado em 15/02/2021, 11:08 - Autor: Com informações do portal Metrópoles


O entupimento das veias dificulta a oxigenação e o fluxo do sangue e pode ocasionar complicações, como a embolia pulmonar e Acidente Vascular Cerebral (AVC), que podem ser fatais.
O entupimento das veias dificulta a oxigenação e o fluxo do sangue e pode ocasionar complicações, como a embolia pulmonar e Acidente Vascular Cerebral (AVC), que podem ser fatais. | Reprodução

A trombose venosa profunda (TVP), caracterizada pelo desenvolvimento de coágulos, ou trombos, no interior de vasos sanguíneos, é um problema que pode causar diversos prejuízos à saúde. As informações são do portal Metrópoles.

Ex-vocalista da Acordalice morre em decorrência de uma trombose

O entupimento das veias dificulta a oxigenação e o fluxo do sangue e pode ocasionar complicações, como a embolia pulmonar e Acidente Vascular Cerebral (AVC), que podem ser fatais.

Aline Lamaita, cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), ressalta que a atenção deve ser redobrada por pessoas que possuem fatores "individuais que agravam os riscos de desenvolver o quadro, como obesos, tabagistas, portadores de câncer, pessoas que utilizam hormônios ou pílulas anticoncepcionais, predispostos a coagulação sanguínea, gestantes, idosos, deficientes físicos e portadores de varizes”. 

Pacientes que já contraíram Covid-19 podem ter alterações neurológicas

Ficar muito tempo parado e sem movimentar as panturrilhas ou beber pouca água, consumir bebidas alcoólicas ou remédios que estimulam o sono, além da má alimentação são fatores que dificultam a circulação do sangue. A recomendação dos especialistas é caminhar, até mesmo dentro de casa e fazer simples exercícios.

EXERCÍCIOS CASEIROS

- Comece com os pés no chão e, em seguida, levante os calcanhares enquanto mantém as pontas dos pés no chão, permanecendo nessa posição por alguns minutos. Depois, coloque os calcanhares no chão e levante os dedos dos pés. Segure por alguns segundos e repita o alongamento algumas vezes.

- Outro exercício consiste em traçar círculos com os pés por alguns segundos, mudando de direção de fora para dentro e de dentro para fora.

- Outra sugestão é dobrar a perna abraçando os joelhos o mais próximo possível do peito, permanecendo assim por alguns minutos, sempre trocando de perna.

- Caminhar pela casa é outra medida que pode ser feita por qualquer pessoa e que estimula o fluxo sanguíneo. 

O uso de meias elásticas de compressão pode ser também uma alternativa de tratamento caseiro para pessoas com trombose. A consulta a um cirurgião vascular é particularmente recomendada para pacientes do grupo de risco para a doença.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS