Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$
NUNCA MAIS!

Você rói unhas? Confira cinco dicas para acabar com esse hábito

Hábito pode estar relacionado ao nervosismo, ansiedade, fome, insegurança e até mesmo tédio ou decepção.

segunda-feira, 02/11/2020, 13:05 - Atualizado em 02/11/2020, 13:05 - Autor: Com informações da assessoria


Dicas podem ajudar a parar com o hábito de roer as unhas.
Dicas podem ajudar a parar com o hábito de roer as unhas. | Reprodução

Você tem o costume de roer as unhas? Sabia que os motivos para a prática podem estar relacionados, por exemplo, ao nervosismo, ansiedade, fome, insegurança e até mesmo tédio ou decepção? No entanto, o hábito pode desencadear problemas psicossociais significativos e impactar de maneira negativa a qualidade de vida do indivíduo. 

Veja 8 fantasias sexuais para se inspirar e testar em casa

A onicofagia - termo técnico para o costume de roer as unhas - pode deixar a pessoa exposta a inúmeros perigos. Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas, explica que a "unha e a pele são nossa proteção contra bactérias e doenças externas, quando removemos uma cutícula, por exemplo, automaticamente estamos rompendo a proteção". 

Além disso, o vício pode provocar ainda graves problemas gastrointestinais como esofagite infecciosa, gastrite, entre outros, até prejudicar a dentição, a musculatura do maxilar e a articulação.

Antes dos 14 criança não pode escolher ter relações, diz perito

O ato de levar a mão à boca também deixa a pessoa mais exposta a outras bactérias que podem desencadear doenças futuras, como diarreia, hepatite A, caxumba, rubéola, sarampo, entre outras.

Veja cinco dicas - que a especialista sugere para suas clientes - para ajudar a controlar esse hábito corriqueiro:

Identifique os momentos que despertam a mania - Luzia destaca  importância de identificar o momento exato que desperta a vontade de roer as unhas, pois é o primeiro passo para saber se o hábito está relacionado a problemas no trabalho, na vida pessoal, e assim por diante.

Masterchefbr GIF - Ansioso Nervoso Roendounha GIFs

Roer as unhas é um alerta - Segundo a especialista, ansiedade, tédio, estresse, tristeza, tudo isso pode interferir de maneira direta no costume de roer as unhas. Procure um médico ou especialista para fazer um acompanhamento.

Unhas Mais Fortes EResistentes Junia Gabriela GIF - UnhasMaisFortesEResistentes JuniaGabriela UnhasDuráveis GIFs

Mantenha a boca ocupada - Mudar o foco é importante, principalmente em momentos de ansiedade ou incertezas. Quando estiver em uma posição difícil, respire fundo e tente controlar suas emoções. "Mastigue um chiclete, bala ou algo do gênero", orienta ela.

Unhas GIF - Unhas GIFs

Tenha um kit manicure por perto - Toda vez que você pensar em roer as unhas, tire da bolsa um "kit manicure", use alicate, lixas, etc. "Com o hábito de lixar ou cortar, amenizamos a ação de roer", explica, alertando para o não compartilhamento do kit com ninguém, pois pode acarretar em problemas futuros.

Open Hand Fearless GIF - OpenHand Fearless YouCanSeeMe GIFs

Mantenha as unhas feitas - Mantenha as unhas feitas, o que aumenta a chance de não levar a mão na boca para não estragar. "Esse truque é ótimo", garante a especialista. 

Fazer As Unhas Do Your Nails GIF - FazerAsUnhas DoYourNails BoostYourMood GIFs

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS