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ATENÇÃO

Cansaço e sono? Saiba como identificar falta de vitamina no corpo

segunda-feira, 15/06/2020, 13:19 - Atualizado em 15/06/2020, 13:17 - Autor: Com informações do Guia da Farmácia


O Suco de laranja é rico em vitamina C, mas também contém ácido fólico, a famosa vitamina B9, que é importante para o organismo.
O Suco de laranja é rico em vitamina C, mas também contém ácido fólico, a famosa vitamina B9, que é importante para o organismo. | Freepik

Estar atento aos sinais que o nosso corpo transmite é essencial para manter a saúde funcionando perfeitamente. Alguns alertas precisam ser levados em consideração, o que pode indicar a ausência de nutrientes essenciais para que o organismo trabalhe com excelência.

A má absorção ou a falta de ingestão de vitaminas pode gerar transtornos quanto ao funcionamento do corpo, resultando ainda em mal estar ou nos deixar mais suscetíveis a doenças.  Mas o importante é saber que elas podem ser repostas.

Os sintomas mais comuns causados pela ausência de vitamina são:

- Cansaço (fadiga).

- Sono diurno.

- Falta de atenção.

- Pele áspera e seca.

- Cabelos e unhas quebradiças.

- Atraso no crescimento e problemas cognitivos e motores em crianças.

O que a falta de vitaminas pode causar?

- Raquitismo.

- Distúrbios metabólicos.

- Anemia.

- Cegueira noturna.

- Pelagra (deficiência nutricional causada pela falta de ácido nicotínico). 

É necessário se atentar que, os sintomas variam de acordo com a vitamina que está faltando.

Confira os sintomas da falta de algumas delas abaixo.

- Falta de vitamina A

 Pode causar ulcerações nas córneas ou ceratoconjuntivite, podendo evoluir para necroses.

Presentes em alimentos como beterraba, cenoura, batata-doce e couve, a falta desta vitamina também pode contribuir para a queda de cabelo, unhas quebradiças, pele seca e cegueira noturna.

Falta de vitaminas do complexo B

- Falta de Vitamina B1 (Tiamina)

A falta da vitamina B1 causa perda de apetite, cansaço, inapetência, perda de sono, irritabilidade, insônia, formigamento, inchaço, prisão de ventre, confusão mental, bem como fraqueza muscular.

Além disso, em casos mais graves, é possível haver lesão cerebral, comprometimento do coração, entre outras doenças.

A vitamina B1 pode ser reposta através de suplementos alimentares e está presente em alimentos como feijão, berinjela, cogumelo, atum e grãos de cereais integrais, como aveia e linhaça.

- Falta de Vitamina B2 (Riboflavina)

Inflamações na boca, falta de energia, anemia, sensibilidade visual, descamação e coceira da pele são alguns acontecimentos que a falta dessa vitamina pode trazer.

Ela está presente em alimentos como brócolis, ervilha, soja, espinafre e couve; e pode ser reposta com suplementos alimentares.

- Falta de Vitamina B3 (Nicotinamida)

Falta de apetite, emagrecimento, fadiga, insônia, diarréia, irritabilidade, dermatites e depressão são alguns sintomas da falta dessa vitamina.

A vitamina B3 está presente em cogumelos, cereais integrais, brócolis, aspargo, batata-doce e outros alimentos.   

- Falta de Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

Insônia, sensação de ardência nos pés, doenças neurológicas, câimbras nas pernas, fadiga e baixa produção de anticorpos podem ser causados pela avitaminose desse nutriente.

Ele está presente em suplementos alimentares e em alimentos como salmão, lentilha, abacate, batata-doce e grãos integrais.

- Falta de Vitamina B6 (Piridoxina)

Distúrbios nervosos, dermatites, adormecimento e formigamento das mãos e dos pés, anemia, fissuras nos lábios, confusão mental e convulsões em crianças.

A vitamina B6 está presente em suplementos alimentares e em alimentos como soja, feijão, banana, tomate, abacate, espinafre, entre outros.

- Falta de Vitamina B7/B8 (Biotina)

Furúnculos, calvície, unhas quebradiças, conjuntivite, dermatites, perda de apetite, inflamações, dores musculares, fraqueza, enjoos, fadiga, anemia, altos níveis de colesterol e alucinações são alguns sintomas causados pela falta dessas vitaminas.

Presente em cogumelo, espinafre, couve-flor, leite, laranja, melão e em outros alimentos.

- Falta de Vitamina B9 (Ácido Fólico)

Cefaleia, cansaço, distúrbios digestivos, insônia, anorexia, anemia, dificuldade de memorização, apatia, falta de ar, fraqueza e problemas de crescimento são alguns dos sintomas causados pela falta da vitamina B9, também conhecida como ácido fólico.

 Ela está presente em vegetais de folhas verdes, cereais integrais, couves-flor, carnes, leguminosas e em outros alimentos.

- Falta de Vitamina B11 (Carnitina)

Cansaço, confusão mental, fraqueza muscular, insuficiência renal e manifestações cardíacas são alguns problemas que a falta dessa vitamina pode causar.

Ela está presente em alimentos como laticínios, peixes e carnes.

- Falta de Vitamina B12 (Cobalamina)

Sua falta pode causar alteração neurológica, fadiga, fraqueza, aftas, anemias, perda de apetite, perda de peso, dificuldade de concentração, falha de memória, constipação, queimação na sola dos pés, icterícia (pele amarela), entre outros problemas de saúde.

A vitamina B12 está presente em ovos, leites, queijos, peixes de água fria como salmão e atum, entre outros alimentos.

– Falta de vitamina C

A falta dessa vitamina pode causar escorbuto, que é caracterizado pelo sangramento das membranas gengivais e da mucosa, mau hálito e hemorragia. Além disso, pode causar feridas na pele e maior predisposição à gripe, bronquite e pneumonia;

Presente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi e maracujá, a vitamina C, assim como todas as outras vitaminas e minerais, pode ser reposta com suplementação.

– Falta de vitamina D

A falta de vitamina D também pode causar prejuízos a saúde, como maior risco de ter câncer, osteoporose, problemas cardíacos, esclerose múltipla, doenças autoimunes e gripes. “A vitamina D está relacionada a resposta a infecções, formação do tecido ósseo e da resposta ao nível elevado de colesterol”, afirma Daniele. 

Ela está presente em alimentos como atum, carne bovina, gema de ovo e manteiga.

– Falta de vitamina E

A falta dessa vitamina pode causar a diminuição dos reflexos, dificuldades visuais, doenças cardíacas, catarata, câncer, mal de Alzheimer e mal de Parkinson.

A vitamina está presente em verduras, óleos vegetais, oleaginosas, soja, banana e outros alimentos.

– Falta de vitamina K

Sua falta pode causar alterações na coagulação sanguínea. Assim, podendo dificultar o estancamento de um sangramento, interno ou externo, levando a uma hemorragia.

Alguns alimentos como espinafre, couve-flor, alface, cenoura, soja e brócolis são ricos em vitamina K.

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