plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ECONOMIA

Ficou no vermelho no Carnaval? Confira 4 dicas para sair das dívidas 

Curtiu a folia de todas as formas possíveis, mas agora já tá começando a pensar na tão temida fatura do cartão? Esse é o momento de controlar os gastos e procurar o melhor jeito de sair do vermelho. Para ajudá-lo a manter as contas no azul, o coordenador

Imagem ilustrativa da notícia Ficou no vermelho no Carnaval? Confira 4 dicas para sair das dívidas  camera Reprodução

Curtiu a folia de todas as formas possíveis, mas agora já tá começando a pensar na tão temida fatura do cartão? Esse é o momento de controlar os gastos e procurar o melhor jeito de sair do vermelho.

Para ajudá-lo a manter as contas no azul, o coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira destaca algumas recomendações fundamentais para controlar as finanças.

"O ideal é fazer um dinheiro extra. Se não conseguir, a solução é pedir um empréstimo a familiares, pois eles não vão cobrar juros como o banco cobra", sugere o profissional.

Confira dicas para ficar no azul:

Tenha clareza da sua situação financeira

Se você está com algum problema financeiro, o primeiro passo é tirar alguns momentos do seu dia para entender a real situação. Organização é fundamental nesse momento. Então, anote tudo ou coloque em uma planilha, e saiba exatamente quanto ganha e quanto gasta por mês, além do valor total da dívida. O importante neste ponto é dar visibilidade ao problema para tomar medidas práticas.

Quite suas dívidas o mais rápido possível

Tempo pode custar muito caro para quem tem uma dívida. Sabendo o quanto pode pagar mensalmente, negocie com seus credores de modo que a parcela fique dentro do planejado. Fazer empréstimos nunca é uma boa opção, mas ficar com dívidas é pior ainda. Então, se for o caso, escolha um crédito com a menor taxa de juros possível.

Evite gastos extras

Ficar atento aos gastos extras também é primordial. Tome consciência de que está endividado e não pode se dar ao luxo de comprar o que tem vontade, sem necessidade. Se for mesmo fazer a aquisição, junte dinheiro para fazer a compra à vista e com desconto. Evite parcelar as compras em milhares de vezes para não comprometer o orçamento dos meses seguintes.

Mude sua mentalidade

Pense sempre em ganhar mais e/ou gastar menos. Tente investir a quantia que puder todos os meses para alcançar uma vida financeira sadia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias