Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$
ECONOMIA

Manutenção do veículo influencia no gasto de combustível 

segunda-feira, 24/02/2020, 08:11 - Atualizado em 24/02/2020, 09:03 - Autor: (Alexandra Cavalcanti/ Diário do Pará)


| Olga Leiria/Diário do Pará

Com o preço dos combustíveis nas alturas, é preciso tomar alguns cuidados na hora de dirigir para tentar economizar nos gastos com combustível. As dicas são do engenheiro mecânico e instrutor da área de Mecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Francisco David Silva. Para começar, ele esclarece que dirigir em dias chuvosos, como os que estão ocorrendo em Belém nos últimos dias, não faz com o automóvel consuma mais combustível.

“O fato da chuva em si não causa aumento desse consumo, porque o motor dos carros possui uma válvula térmica que mantém a temperatura estável independe das condições climáticas. Porém quando chove, o condutor fecha os vidros, liga o ar e os faróis e outros, causando um esforço elétrico maior do carro e isso acaba levando a um aumento no consumo de combustível”, explica.

Ainda que seja o ideal, por questões de segurança, o fato dos condutores manterem uma velocidade menor quando dirigem na chuva também influência nesse consumo. “A velocidade mais reduzida leva a um consumo maior”, destaca.

A forma como o condutor dirige e as condições do trânsito também influenciam. “Acelerar demais, por exemplo, acaba elevando o consumo, que aumenta bastante durante as arrancadas, assim como naquelas situações de trânsito engarrafado, que leva o condutor a andar e parar constantemente”, informa.

Outra dica importante, segundo o instrutor, é manter a manutenção do automóvel em dia. “A calibração correta dos pneus ajuda a não elevar o gasto com combustível, assim como a desregulagem de alguns componentes do motor podem ajudar a aumentar esse gasto”, ensina. Um dos vilões da economia com gastos com combustível é o uso constante do ar-condicionado. “Ele pode representar um aumento entre 10 a 20% no consumo da gasolina”, afirma.

ALAGAMENTOS

Se dirigir na chuva não aumenta o consumo de combustível dos automóveis, a falta de cuidado ao passar em pontos de alagamento da cidade em dias de chuva, pode levar a grandes prejuízos. “Se a profundidade do alagamento for grande, por conta da pressão que água vai exercer no fundo do carro, pode ocorrer problemas”, alerta o instrutor. Segundo ele, existe uma profundidade que deve ser respeitada. “Normalmente a água pode chegar até a metade

da altura do pneu”.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS