plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA!

Vai beber muito no carnaval? Aprenda como amenizar os efeitos da ressaca

O carnaval está chegando! É hora de curtir os bloquinhos e se jogar na folia. Alguns, inclusive, aproveitam demais a época e acabam exagerando na ingestão de bebidas alcoólicas. E a ressaca, como fica?A neurocirurgiã da Beneficência Portuguesa de São Paul

Imagem ilustrativa da notícia Vai beber muito no carnaval? Aprenda como amenizar os efeitos da ressaca camera Hidratação e alimentação saudável são alternativas para aliviar os sintomas após ter ingerido álcool em excesso. | Reprodução

O carnaval está chegando! É hora de curtir os bloquinhos e se jogar na folia. Alguns, inclusive, aproveitam demais a época e acabam exagerando na ingestão de bebidas alcoólicas. E a ressaca, como fica?

A neurocirurgiã da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Diana Lara, explica que "as indisposições começam de 6 a 8 horas após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e os efeitos podem durar cerca de 24 horas".

Os sintomas da ressaca, de acordo com a especialista, variam e dependem de fatores genéticos.

"O acúmulo de álcool no corpo interfere nos nossos hormônios e no sistema imunológico e essas alterações acabam contribuindo para a sensação de ressaca", afirma Lara.

Bebeu demais? A especialista dá dicas para você amenizar os efeitos da ressaca:

1 - Você realmente estará indisposto

Se você exagerou na bebida provavelmente sentirá indisposição. Existem vários sintomas e os mais comuns são náuseas, boca seca, tontura, desconforto gastrointestinal, cansaço, tremedeira, ausência de apetite, falta de concentração, sonolência e sudorese, além de dor de cabeça.

2 - No dia seguinte...

Ingerir bastante líquido e ter alimentação balanceada é o grande segredo para se livrar da ressaca. O principal método para se proteger desse mal-estar é a hidratação. Por isso, após abusar da bebida é fundamental tomar bastante água, repousar e tirar o dia para fazer refeições leves a base de saladas, frutas, legumes e sucos naturais.

3 - Antes de beber, coma algo

O ideal é nunca beber de estômago vazio e ingerir carboidratos e proteínas antes de consumir bebidas alcoólicas, pois a absorção do álcool fica mais lenta, minimizando os efeitos da ressaca.

4 - Remédios de farmácia contra ressaca

Medicamentos como antiácidos, analgésicos e antieméticos podem ajudar a amenizar os sintomas, porém não há evidência científica de nenhum tipo de medicamento que cure a ressaca. Não há como afirmar se esses remédios tomados antes da ingesta alcoólica de fato ajudam no alívio dos sintomas da ressaca.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias