plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DESENCADEAMENTO

Trabalho e redes sociais podem ser gatilhos para a ansiedade. Saiba mais

O desenvolvimento de transtornos de ansiedade é um dos grandes problemas na área da saúde, na atualidade, e o trabalho tem grande participação nisso. O excesso de horas trabalhadas, cobranças abusivas e a tecnologia que deixa as pessoas conectadas o tempo

Imagem ilustrativa da notícia Trabalho e redes sociais podem ser gatilhos para a ansiedade. Saiba mais camera Reprodução

O desenvolvimento de transtornos de ansiedade é um dos grandes problemas na área da saúde, na atualidade, e o trabalho tem grande participação nisso. O excesso de horas trabalhadas, cobranças abusivas e a tecnologia que deixa as pessoas conectadas o tempo todo são alguns dos exemplos de situações que podem desencadear a ansiedade.

"O que a gente tem observado é que as pessoas trabalham muito mais do que o horário previsto. Mensagens de WhatsApp ou email sobrecarregam. Ela está trabalhando [a mais] e ela responde essas mensagens fora do trabalho também. Existe também uma exigência permanente de qualificação. O famoso slogan 'fazer mais com menos' parece estar colado na testa das pessoas o tempo todo", avalia Ana Carolina Lemos Pereira, doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp.

Professora de psicologia da PUC-Campinas, ela explica que é importante construir uma outra forma de se relacionar com o trabalho. "A gente passa um terço da nossa vida trabalhando. É bem difícil dizer que o trabalho não está relacionado com este processo de adoecimento. O trabalho é central e deve ser considerado na avaliação do sofrimento mental das pessoas", diz.

"As pessoas associam a ansiedade sempre À fraqueza, à falta de Deus, a não dar conta e é horrível isso porque é um processo de adoecimento como qualquer outro", conta a especialista.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, com cerca de 18 milhões.

Ana Carolina explica que, além do trabalho, redes sociais e as relações pessoais também podem ser outros gatilhos. "O sujeito moderno se cobra muito. Tem que atender muitas expectativas. Não pode ser frágil, tem que estar o tempo todo rindo na foto, no Facebook. A ansiedade se expressa individualmente nas pessoas, mas muitas vezes, é sintoma de questões sociais."

Para ela, não existe uma resposta pronta para os distúrbios da ansiedade. "A gente precisa encarar o sofrimento mental como uma coisa complexa. Não dar respostas prontas porque corremos o risco de falar coisas que não são reais e contribuir para a estigmatização das pessoas", conta.

Preconceito atrapalha busca por tratamento O preconceito em relação à doença também é um dos fatores que podem desencadear ou agravar a ansiedade. Isso porque as pessoas demoram para admitir o problema e para procurar ajuda. Além disso, não entender o que está acontecendo cria um ambiente propício para o transtorno.

"Eu acho que as pessoas têm preconceito, não só em relação à ansiedade, mas em relação à doença mental. Todos nós temos momentos de tristeza e angústia. Em algum momento a gente vai se confrontar com o sofrimento mental e a negativa disso é a negativa da vida real. Se exige muito que as pessoas estejam o tempo todo antenadas, sejam polivalentes, e se você admite estar ansioso, é como se você dissesse que não está dando conta, no senso comum. E falar do sofrimento mental causa desconforto", explica Ana Carolina.

"Os melhores tratamentos são combinados [terapia e medicamentos]", diz Henrique Bottura, psiquiatra colaborador do ambulatório de impulsividade do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele lembra que em alguns casos a ansiedade pode evoluir e apresentar complicações. "Depressão e ansiedade se falam muito. Uma pode evoluir para a outra", diz.

Sintomas

Emocionais

- Sensação contínua de que um desastre vai acontecer

- Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho

- Medo extremo de algum objeto ou situação em particular Medo exagerado de ser humilhado publicamente

- Falta de controle sobre os pensamentos

- Preocupação excessiva

- Pensamentos acelerados

- Dificuldade de relaxar

- Irritabilidade

- Dificuldade de concentração Físicos

- Suor excessivo Dificuldade de respirar

- Tonturas

- Aceleração dos batimentos cardíacos

Tremores

- Enrijecimento muscular

Tratamento

- Medicamentos

- Psicoterapia

- Combinação dos dois tratamentos

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias