Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
POUCA VERGONHA

Sexo na gestação: veja as melhores posições para transar grávida

segunda-feira, 17/02/2020, 09:05 - Atualizado em 17/02/2020, 09:33 - Autor: ( Com informações Metrópoles )


| iStock

Muito se especula sobre o sexo no período gestacional, mas o que – por incrível que pareça – pouca gente sabe, é que manter a vida sexual ativa nesta fase, além de seguro, é saudável e recomendável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a satisfação com a própria sexualidade é um dos pilares de qualidade de vida. A ginecologista e sexóloga Renata Ribeiro garante que na gravidez não é diferente. “O sexo contribui para a saúde física e mental”, comenta.


Apenas em algumas condições obstétricas específicas as relações sexuais são contraindicadas, como ameaça de aborto, bolsa rota, placenta prévia e ameaça de parto prematuro. Tais diagnósticos são dados pelo obstetra responsável pela gestante.

Casal feliz, bebê feliz

Quando um casal deixa de investir na vida sexual durante a gestação, há possibilidade de perda de comunicação e afastamento afetivo e emocional. Dra. Renata explica que isso pode acontecer devido a uma queda de libido na mulher, que costuma ser comum nesse período.


“Algumas mulheres têm mais libido quando grávidas, mas, infelizmente, não é a maioria. A maior sensibilidade da mulher, por conta dos hormônios, pode deixar mamas e clitóris mais sensíveis, o que pode tornar o toque mais incômodo”, aponta.

Contudo é importante entender que a vivência sexual não se resume à penetração – todo o repertório de toques e carinhos são bem-vindos para manter a proximidade. É importante que o casal mantenha conexão e intimidade, e isso pode ser adaptado caso a mulher não se sinta tão disposta à penetração. “Nesse momento, é muito importante uma boa comunicação, dividir dificuldades, medos e angústias; o parceiro deve entender e ter empatia”, enfatiza a especialista.


Cutuca o bebê?

Ainda que essa seja a crença de muita gente, a especialista garante que a informação de que, durante a penetração, o pênis pode encostar no feto é falsa. “Isso nunca acontece, o bebê está bem protegido dentro do útero. O colo do útero permanece fechado durante a gestação em que não há complicações, portanto, não há nenhum risco”, diz.


Melhores posições

Durante o ato sexual, normalmente a mulher busca ficar em posições mais confortáveis, que não causem dor. Respeitar esta preferência é essencial, já que muitas gestantes continuam ficando em posições incômodas para não desagradar o(a) parceiro(a).

Para facilitar a prática e deixar tudo mais gostoso, Dra. Renata indica o uso de lubrificantes e hidratantes vaginais, por conta do ressecamento que a região pode vir a ter durante a gestação.





Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS