plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Conheça berne! Doença causada pelas fezes das moscas

A doença berne, também conhecida como miíase furuncular ou furunculosa, é uma doença infecciosa causada pela mosca da espécie Dermatobium hominis, que possui cor cinza, faixas pretas no tórax e barriga de cor azul metálica. As larvas desse inseto consegue

Imagem ilustrativa da notícia Conheça berne! Doença causada pelas fezes das moscas camera Larvas do inseto penetram a pele causando dor intensa e coceira no local. É preciso retirá-las para evitar infecção. | (Reprodução)

A doença berne, também conhecida como miíase furuncular ou furunculosa, é uma doença infecciosa causada pela mosca da espécie Dermatobium hominis, que possui cor cinza, faixas pretas no tórax e barriga de cor azul metálica. As larvas desse inseto conseguem penetrar na pele da pessoa ou animais, mesmo que não existam lesões, e permanecer no tecido, levando ao aparecimento de uma ferida com pus, que causa muita dor.

Essas moscas são encontradas em lugares úmidos e com montanhas. Assim que surgir qualquer sinal da berne, é importante que a larva seja removida o mais rápido possível, para não ocorrer infecções.

Conheça berne! Doença causada pelas fezes das moscas
📷 |(Reprodução)

Sinais e sintomas

Após a deposição dos ovos pela mosca fêmea, as larvas saem dos ovos depois de cerca de seis dias e conseguem rapidamente penetrar a pele, mesmo que esteja íntegra, levando ao aparecimento dos primeiros sintomas, que são eles:

1-Formação de feridas na pele, com vermelhidão e ligeiro inchaço no local;

2-Liberação de um líquido amarelado ou com sangue, pelas feridas na pele;

3-Sensação de algo mexendo debaixo da pele;

4-Dor e coceira intensa no local da ferida.

O diagnóstico é feito pelo dermatologista ou infectologista por meio da observação dos sinais e sintomas apresentados.

Conheça berne! Doença causada pelas fezes das moscas
📷 |(Reprodução)

Como tratar a berne

É importante matar a larva antes de tratar a berne pois, caso contrário, os espinhos encontrados no corpo dela podem continuar presos ao paciente. Uma das estratégias para matar e remover a larva é por meio de asfixia: um esparadrapo é colocado no lugar em que ela se encontra e mantido ali por cerca de uma hora. Ao retirá-lo, o paciente deve conferir se a larva está colada nele, caso contrário, é necessário fazer uma pequena pressão no local para que ela saia. A região também deve ser tratada com pomadas antibióticas recomendadas pelo médico para evitar a ocorrência de infecções.

Conheça berne! Doença causada pelas fezes das moscas
📷 |(Reprodução)

O uso de pinças só deve ser feito quando os métodos anteriores falharem. A recomendado é que o uso de pinças seja feito apenas pelo médico para evitar infecções. Em casos mais graves, o dermatologista pode indicar a realização de uma pequena cirurgia ou o uso de remédios antiparasitários para matá-la.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias