plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Veja como acabar com a 'saburra' da língua e ter uma boca mais saudável

O adjetivo “branco” é muito bem-vindo para descrever um sorriso saudável, mas, quando o assunto é a língua, ele ganha outro significado não muito positivo. Aquela camada esbranquiçada, mais conhecida pelos dentistas como saburra lingual, pode ser um indic

Imagem ilustrativa da notícia Veja como acabar com a 'saburra' da língua e ter uma boca mais saudável camera Volte a ter uma língua rosada e uma boca ainda mais saudável. | (Reprodução)

O adjetivo “branco” é muito bem-vindo para descrever um sorriso saudável, mas, quando o assunto é a língua, ele ganha outro significado não muito positivo. Aquela camada esbranquiçada, mais conhecida pelos dentistas como saburra lingual, pode ser um indicativo de que a higiene bucal não está sendo feita de forma adequada.

A solução, no entanto, não tem mistério. Para isso, a manutenção de bons hábitos faz toda a diferença nessa hora. Quer se ver livre desse problema? Os especialistas explica como!

O QUE É A SABURRA LINGUAL?

Antes dar adeus a esse incômodo, é importante entender o que isso significa. De acordo com os especialistas, a saburra é formada por bactérias e pedacinhos que se desprendem da parte interna da boca. Essa combinação é uma das causas do mau odor proveniente da halitose, um problema sério que tem jeito. Para melhorar a saúde bucal, nesse caso, começa com cuidados básicos como escovar a língua e os dentes da maneira correta.

ACABANDO COM O PROBLEMA

Os especialistas esclarecem que, caso a saburra lingual venha associada à diminuição do fluxo salivar, é indicado aumentar o consumo de água diário. É importante também pesquisar a causa desta diminuição de quantidade de saliva. Outro motivo para o aparecimento do problema são as doenças sistêmicas e infecciosas. Nesses casos o paciente deve receber atenção com uma ação conjunta entre médico e odontólogo. Por isto, procure os profissionais certos que vão te ajudar a dar fim nesse incômodo.

Ainda segundo os dentistas, o primeiro passo, é identificar a origem do problema, e a partir dai se aconselha a higiene da língua. As cerdas da escova de dente ou os limpadores de língua são os indicados para higienização. Além disso, o que comemos pode auxiliar na limpeza. Alimentos ricos em fibras são vistos de forma positiva no combate à formação de muco. “Frutas e verduras menos "grudentas", como maçã, goiaba, morango e cenoura facilitam a remoção e não permanecem na superfície da língua.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias