plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CUIDADOS

Sofre com endometriose? Veja o que é mito ou verdade sobre a doença

A endometriose é uma doença que afeta cerca de 10% das mulheres com útero e em idade fértil. Por conta da doença, muitas delas precisam recorrer a tratamentos para aliviar a dor, possibilitar a gravidez, diminuir as lesões endometrióticas e principalmente

Imagem ilustrativa da notícia Sofre com endometriose? Veja o que é mito ou verdade sobre a doença camera Reprodução

A endometriose é uma doença que afeta cerca de 10% das mulheres com útero e em idade fértil. Por conta da doença, muitas delas precisam recorrer a tratamentos para aliviar a dor, possibilitar a gravidez, diminuir as lesões endometrióticas e principalmente devolver a qualidade da vida da paciente.

Para ajudá-la a descobrir alguns mitos e verdades sobre a doença, o médico ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, destacou os questionamentos mais comuns :

A endometriose é uma cólica menstrual forte?

Mito!

A cólica é um dos sintomas da endometriose, muitas mulheres têm cólicas intensas antes, durante e depois da menstruação. Além das cólicas, a endometriose pode causar dor para urinar, dor pélvica crônica, dor nas costas, nas pernas e nos ombros. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A endometriose é uma doença genética.

Talvez!

Se a mãe ou a irmã de uma mulher possui a doença, ela tem o risco de desenvolver a doença.

Não é possível reverter a doença.

Mito!

A endometriose não tem cura, mas pode ser superada com tratamento clínico, controlando os sintomas com medicamentos, ou cirúrgico, removendo as lesões profundas.

O uso prolongado de anticoncepcionais pode “mascarar” a doença.

Verdade!

Quando contínuo, o uso de pílula anticoncepcional pode encobrir a existência da endometriose. Afinal, anticoncepcionais muitas vezes são indicados como tratamento e controle dos sintomas.

(Com informações da Assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias