plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MUDANÇA POSITIVA

2019 foi um ano ruim? Veja 5 dicas para dar a volta por cima em 2020

Estamos na reta final de 2019. Um ano difícil, com crises econômicas, políticas e tragédias de todos os tipos. Muitas pessoas não veem a hora deste ano chegar ao fim. Mas sejamos racionais. O ano muda e tudo continua igual. Os desafios, os problemas e as

Imagem ilustrativa da notícia 2019 foi um ano ruim? Veja 5 dicas para dar a volta por cima em 2020 camera Reprodução

Estamos na reta final de 2019. Um ano difícil, com crises econômicas, políticas e tragédias de todos os tipos. Muitas pessoas não veem a hora deste ano chegar ao fim. Mas sejamos racionais. O ano muda e tudo continua igual. Os desafios, os problemas e as dívidas permanecem ali. Se você realmente quer uma mudança positiva em seu novo ano, será preciso muito mais que seguir as velhas tradições do réveillon.

Segundo Elaine Di Sarno, psicóloga com especialização em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica; e Terapia Cognitivo Comportamental, ambas pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas – FMUSP; para entrar em 2020 com o pé direito, o primeiro passo é mudar seu comportamento e sua visão perante à vida. Veja alguns pontos destacados pela especialista que farão você rever estes conceitos:

Como manter a motivação diante de tantas dificuldades

Para algumas pessoas que já conseguiram atingir um bom nível de autoconhecimento e levam suas vidas apoiadas em seus valores, é mais fácil lidar com as incertezas do destino. Mas para quem não chegou neste nível, acaba seguindo em frente sem muito planejamento e alinhamento com seus objetivos, perdendo grandes oportunidades de atingir suas metas e trazer melhorias em sua vida.

Para esse segundo grupo de pessoas, o importante agora é arregaçar as mangas e correr atrás do prejuízo. “Comece a identificar suas prioridades, aquilo que realmente importa para você. E não me refiro apenas a coisas materiais, mas aos valores que você pretende seguir e que poderão refletir positivamente ou negativamente em sua vida, dependendo das suas escolhas”, ressalta Elaine.

Saiba enxergar excelentes oportunidades em meio a crises

Muitas pessoas encaram as mudanças como algo ruim, pois se sentem fora da zona de conforto. No entanto, outras aproveitam estes momentos para inovar. Se você perdeu o emprego, por que não tirar da gaveta aquele projeto dos seus sonhos que estava à espera de uma oportunidade para ser executado? Pode ser um negócio próprio, uma mudança de área, uma mudança de cidade... “A vida tem imprevistos o tempo todo, e você deve ter um plano B para quando eles surgirem”, lembra a psicóloga.

Siga suas mudanças internas

“Vale lembrar que, muitas vezes, é preciso ‘abandonar’ a vida que havíamos planejado, pois já não somos mais as mesmas pessoas. Somos seres em eterna mutação, seja internamente ou pela necessidade de seguir a evolução do mundo. Portanto, se você havia feito vários planos, mas depois perdeu a identificação com eles, siga sua intuição e mude a rota. Trace metas que estejam alinhadas com seu ‘eu’ atual, com suas novas perspectivas de vida”.

Elaine reforça que valores têm mais relação com “o que você quer ser” do que com “o que você quer ter”. “Essa evolução te ajudará a fazer escolhas coerentes e a trilhar caminhos mais produtivos, evitando que você perca tempo com aquilo que já não te interessa mais”, explica a profissional.

Bote a mão na massa

“Momentos como esses podem ser motivadores para repensarmos e planejarmos a vida, e podem se tornar sua grande virada pessoal e profissional”. Mas a psicóloga lembra que isso só será possível se você realmente colocar a mão na massa e encarar os sacrifícios. Segundo ela, nada de postergar suas metas. “Se seu planejamento já está definido, não deixe para dar início na segunda-feira. O ‘agora’ é o seu momento”.

Seja a fortaleza que a vida nos cobra todos os dias

Para conseguir o que se quer, é preciso ter foco, determinação e não deixar que as dificuldades te façam desistir. Ao invés de se preocupar com o que pode dar errado, seja otimista e positivo. “Entretanto, se você escolher se lamentar e se fazer de vítima dos momentos difíceis, tenha certeza que seu 2020 não será diferente do ano que se encerra”, finaliza Elaine Di Sarno.

(Com informações da Assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias