plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
OUTUBRO ROSA

Manhã de lazer e informação sobre câncer de mama no Bosque

Mundialmente o mês de outubro já é conhecido como um período dedicado a ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento é conhecido como “Outubro Rosa” e já vem sendo celebrado desde a década de 90. Em Belém, várias

Mundialmente o mês de outubro já é conhecido como um período dedicado a ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento é conhecido como “Outubro Rosa” e já vem sendo celebrado desde a década de 90. Em Belém, várias campanhas são realizadas em alusão ao mês de combate à doença. Neste sábado (19), a partir das 8h30, o Bosque Rodrigues Alves receberá uma programação especial de informação e lazer para pessoas que vem enfrentando o câncer. Além dos convidados, qualquer pessoa que esteja visitando o espaço pode fazer parte da ação.

“Educar para prevenir. Acredito que as informações através de campanhas de conscientização proporcionam a cura e controle no início da doença. Há dois anos comecei com esse projeto e ano passado levei algumas pacientes para um salão de beleza, para um dia inteiro de cuidados. O resultado foi muito positivo, pois quando o paciente se sente bem cuidado, com a autoestima elevada, isso ajuda muito na resposta ao tratamento. Este ano a nossa campanha tem o objetivo de fazer os pacientes se ‘movimentarem’, ou seja, de terem consciência de que eles precisam levar uma vida saudável, fazer uma atividade física, como caminhar, por exemplo, e tudo isso ajudará no combate à doença, por isso levaremos eles para o Bosque. Cerca de 50 pessoas devem participar da ação”, explica a médica oncologista Danielle Feio.

Ana Cristina Maciel, de 50 anos, descobriu que estava com câncer de mama em 17 de outubro do ano passado. Para ela um evento como esse é de extrema importância, tanto para pacientes que estão começando o tratamento, quanto para os familiares que também precisam saber como lidar com a situação

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA) câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. Ainda de acordo com o INCA, para o ano de 2019 foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 56,33 casos por 100.000 mulheres.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias