plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CONHEÇA A DOENÇA

‘Meu corpo não me deixa fazer sexo’, relata mulher que sofre de vaginismo.

Uma dos fatores que pode causar dor durante as relações sexuais é o vaginismo, doença caracterizada por uma contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico diante da possibilidade de penetração vaginal.A contração envolve os músculos do períneo (r

Imagem ilustrativa da notícia ‘Meu corpo não me deixa fazer sexo’, relata mulher que sofre de vaginismo. camera Reprodução

Uma dos fatores que pode causar dor durante as relações sexuais é o vaginismo, doença caracterizada por uma contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico diante da possibilidade de penetração vaginal.

A contração envolve os músculos do períneo (região entre a vagina e o ânus). Em alguns casos, afeta também, a parte interna da musculatura da coxa e da barriga.

Em entrevista à rede britânica BBC, Hanna Van Peer explica: “meu corpo não me permite fazer sexo e, quando faço, é como se alguém estivesse me esfaqueando”, disse a britânica. A condição varia de leve (permite alguma penetração) a grave (impossibilita a qualquer tipo penetração desde a peniana até a inserção de absorventes internos).

O vaginismo pode aparecer a qualquer momento da vida e tem causas variadas, incluindo trauma sexual, parto e menopausa. Algumas mulheres descobrem o transtorno na primeira relação sexual.

“É muito normal ficar preocupada com a primeira vez e todas nós provavelmente já passamos por isso, mas mulheres com vaginismo podem viver com isso por toda a vida. Muitas delas normalmente descrevem a condição como se estivessem sendo esfoladas ou cortadas. Ou até mesmo como se houvesse agulhas enfiadas na pele”, disse a ginecologista Leila Frodsham à BBC.

O vaginismo é caracterizado pela contração do músculo do assoalho pélvico. Isso torna a penetração dolorosa, como explica Hanna
📷 O vaginismo é caracterizado pela contração do músculo do assoalho pélvico. Isso torna a penetração dolorosa, como explica Hanna |Reprodução/BBC

Tratamento

O vaginismo tem tratamento e até mesmo cura. Leila orienta o uso do polegar para massagear o músculo do assoalho pélvico além do auxílio de dilatadores vaginais, que possuem formato de absorventes íntimos. Eles relaxam os músculos e ajudam a mulher a se acostumar a ter algo dentro da vagina.

“Isso relaxa o músculo porque as mulheres se sentem mais confortáveis e percebem que a vagina é grande o suficiente para fazer sexo”, explicou a ginecologista. O aconselhamento sexual também pode ajudar, especialmente em casos em que o lado psicológico é a causa do problema.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias