plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
DICAS

Confira 12 coisas impressionantes que acontecem quando você atinge o orgasmo

Você já se perguntou o que acontece com o seu corpo quando é atingido o clímax?Segundo a revista Business, investigadores utilizaram imagens recolhidas por meio de dispositivos de FMRI (Imagem por Ressonância Magnética Funcional) ou PET (Tomografia por Em

Imagem ilustrativa da notícia Confira 12 coisas impressionantes que acontecem quando você atinge o orgasmo camera Apesar de não ser necessário atingir o orgasmo para experimentar o prazer íntimo, a sensação, é de facto extasiante e promove o bem-estar geral. | (Reprodução)

Você já se perguntou o que acontece com o seu corpo quando é atingido o clímax?

Segundo a revista Business, investigadores utilizaram imagens recolhidas por meio de dispositivos de FMRI (Imagem por Ressonância Magnética Funcional) ou PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons), que são capazes de medir o fluxo sanguíneo e a atividade dos neurônios, e assim conseguiram determinar o que acontece no cérebro durante orgasmo.

Confira!

1. A parte lógica é desligada

Há uma razão para as pessoas se sentirem mais ousadas e menos desinibidas durante o sexo. Isso ocorre porque a área do cérebro responsável pelo raciocínio é temporariamente desativada.

De acordo com os especialistas, o córtex orbito- frontal lateral torna-se menos ativo durante o ato sexual. Isso significa que essa é a parte do cérebro é responsável pela razão, pela decisões e juízos de valor.

2. Um orgasmo envolve partes múltiplas do corpo

Os investigadores descobriram que o córtex sensitivo genital, as áreas motoras, o hipotálamo, o tálamo e a substância negra, se ativam durante o orgasmo. Enquanto o tálamo ajuda a integrar informações sobre o toque e movimentos associados, o hipotálamo produz ocitocina, também conhecida por ser a hormona do prazer, do relaxamento, do amor, que pode ajudar a coordenar a excitação.

3. O cérebro liberta uma onda de dopamina

Durante o orgasmo, o cérebro trabalha arduamente para produzir uma série de diferentes hormonas e neurotransmissores, entre eles a dopamina, relacionada a sentimentos de prazer, desejo e motivação.

4. A ocitocina é libertada durante o orgasmo (e amamentação)

Segregada pela glândula pituitária,a hormona ocitocina é libertada no hipotálamo, promovendo a sensação de afeto. Também libertada durante a amamentação, sendo conhecida por facilitar sentimentos de amor e apego.

5. Ter um orgasmo estimula o cérebro da mesma forma que usar drogas ou ouvir a sua música favorita

Aparentemente, a mesma parte do cérebro que o faz sentir tão bem após comer uma sobremesa ou vencer um jogo de futebol são as mesmas ativadas durante o orgasmo. De acordo com a ciência, o sexo prazeroso ocorre porque os caminhos de recompensa no cérebro são ativados, levando ao orgasmo.

6. O cérebro liberta substâncias que nos tornam menos sensíveis à dor

À medida que a glândula pituitária é ativada, a libertação de endorfinas, ocitocina e vasopressina promove a redução da dor, aumentando a intimidade e vínculo. Isso poderia explicar por que coisas como bater ou puxar os cabelos podem ser aceitáveis e até mesmo prazerosas durante o sexo, mas não fora dessa experiência.

7. O orgasmo e dor ativam as mesmas áreas do cérebro

Embora a relação entre dor e orgasmo ainda não seja totalmente compreendida pela ciência, alguns estudos mostram que a estimulação vaginal pode reduzir a sensibilidade à dor em algumas pessoas.

8. Após um orgasmo, o cérebro liberta hormonas que causam felicidade e sonolência

Logo após o orgasmo, o cérebro tende a desacelerar. Isso ocorre porque é sinalizado ao sistema nervoso parassimpático que comece a regular (ou acalmar) o corpo. Basicamente, isso está relacionado ao aumento dos níveis de ocitocina, para facilitar o apego, proximidade e vínculo.

Adicionalmente, dá-se a libertação de serotonina, a hormona conhecida por promover o bom humor, relaxamento e, em algumas pessoas, sonolência.

9. O cérebro das mulheres continua a libertar ocitocina mesmo após o orgasmo

Nas mulheres, a ocitocina tende a continuar a ser libertada mesmo após o orgasmo, o que pode explicar a motivação para os abraços e carinhos pós-coito.

10. Em pessoas incapazes de sentir estimulação genital, o cérebro pode remapear-se para alcançar o orgasmo

Embora acreditemos que o orgasmo e o prazer sexual dependem da estimulação dos genitais, tal não é inteiramente verdade. Em alguns casos, o cérebro pode criar novos caminhos para o prazer que não envolvam os órgãos sexuais.

Em pessoas que tiveram os órgãos removidos ou feridos, o cérebro tende a remapear os sentidos para que estas possam experimentar sensações orgásmicas em outras partes do corpo, por exemplo, através da estimulação da pele do braço ou mamilos.

11. O orgasmo é uma maneira que a natureza tem de nos ‘enganar’ para estimular a reprodução

Se pensar objetivamente, a ideia de arriscar a vida e saúde para que um ser exista e cresça dentro de si por 9 meses, exigindo ainda após essa experiência décadas de dedicação, é algo muito trabalhoso. A Mãe Natureza pode estar a ‘enganar-nos’ para garantir que a espécie não morra.

12. Ter um bom orgasmo equivale a um cérebro saudável

Também pode ser que, evolutivamente falando, uma vez que essa atividade aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro de forma tão dramática, se possa ter desenvolvido em parte para ajudar a manter o cérebro saudável.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias