plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SAÚDE

O que é a endometriose? Conheça os sintomas e tratamento

Dores no período menstrual, infertilidade e incômodo durante ao sexo são os principais sintomas da endometriose. A doença inflamatória atinge cerca de 6 milhões de mulheres no país.  De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, a condição ocorre

Imagem ilustrativa da notícia O que é a endometriose? Conheça os sintomas e tratamento camera A endometriose atinge cerca de 6 milhões de mulheres no Brasil | (Reprodução/ Internet)

Dores no período menstrual, infertilidade e incômodo durante ao sexo são os principais sintomas da endometriose. A doença inflamatória atinge cerca de 6 milhões de mulheres no país. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, a condição ocorre quando o endométrio, tecido que envolve a parte interna do útero, se espalha para outros locais do corpo.

Segundo os especialistas, a endometriose pode ter ligação genética, imunológica ou fatores biológicos. Durante um ciclo normal, boa parte do endométrio é expelido do organismo quando o óvulo não é fecundado, mas algumas células da mucosa podem migrar com a menstruação para a região pélvica, se multiplicando nos ovários, trompas, bexiga e intestino. Em outros casos, esses tecidos podem ser transportados pelo sangue para outros órgãos, como o pulmão.

Sintomas mais comuns

A endometriose pode começar a se desenvolver a partir da primeira menstruação, mas geralmente só é diagnosticada por volta dos 30 a 35 anos de idade. Muitas vezes, a descoberta ocorre quando o quadro já está bem evoluído. Os principais sintomas são; dor intensa no período menstrua, infertilidade e incômodo nas relações sexuais. Os sintomas variam de pessoa para pessoa.

Qual a relação entre endometriose e infertilidade?

Segundo o Ministério da Saúde, a infertilidade tem uma forte ligação com a endometriose Cerca de 40% das mulheres com a doença ficaram inférteis. A explicação é que o avanço da condição inflamatória pode comprometer as tubas uterinas e impedir que o espermatozóide chegue ao óvulo, impossibilitando a fecundação. Em alguns casos, o tratamento clínico pode reverter o quadro quando não há obstrução completa das tubas uterinas.

Tratamento

O tratamento da dor normalmente ocorre com prescrição de antiinflamatórios, porém o uso sem acompanhamento médico pode levar a outras consequências. Quando diagnosticada mais cedo, o tratamento costuma ser feito com pílulas anticoncepcionais (que possuem estrogênio e progesterona na composição) sem intervalos para a menstruação. Nos casos em que a inflamação está mais avançada, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias