plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOCTÚRIA

Acordar para urinar durante a noite pode ser sinal de doença assassina

Se levantar no meio da noite pode não ser apenas “da idade”, como alguns pensam, mas sinais de uma doença que pode até levar à morte.[As informações são do The Sun.Cerca de um em cada três adultos com mais de 30 anos dizem que têm de se levantar no meio d

Imagem ilustrativa da notícia Acordar para urinar durante a noite pode ser sinal de doença assassina

Se levantar no meio da noite pode não ser apenas “da idade”, como alguns pensam, mas sinais de uma doença que pode até levar à morte.[

As informações são do The Sun.

Cerca de um em cada três adultos com mais de 30 anos dizem que têm de se levantar no meio da noite para fazer xixi. Isso aumenta para dois terços dos adultos com mais de 65 anos.

As pessoas que sofrem de noctúria muitas vezes precisam usar o banheiro mais de uma vez durante a noite.

Mas o sono interrompido tem sido associado, também, ao risco de diabetes, enfraquecimento do sistema imunológico, doenças cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncer.

NOCTÚRIA

O professor de urologia Philip Van Kerrebroeck, está alertando as pessoas para procurar sinais de noctúria.

“As pessoas pensam que levantar-se à noite para ir ao banheiro é apenas parte da idade, mas não precisa ser. O sono ruim pode prejudicar seriamente sua saúde, então as pessoas que estão acordando várias vezes por noite devem procurar o médico para ver o que está causando o problema”, disse o professor.

Mas a boa notícia é que a noctúria pode ser tratada e o paciente não precisa sofrer em silêncio.

Philip conta que uma noite de sono quebrada pode influenciar na saúde física e mental e desencadear outros males. Produtividade, relacionamentos e a carreira podem ser afetados.

Kerrebroeck, que é do centro de pesquisa de noctúria, disse que a falta de sono pode afetar todas as formas de funcionamento mental, tornando muito mais difícil se concentrar, lembrar de coisas e adquirir novas habilidades ou fatos.

Não só a falta de sono pode causar doenças: fazer xixi durante a noite pode ser um sinal de algumas delas.

A noctúria pode ser causada por uma superprodução de urina, que pode ser um sintoma para condições mais graves.

POLIÚRIA

Essa condição se dá quando há micção excessiva: a pessoa urinar mais de 2,5 litros por dia.

Isso pode acontecer porque o paciente está recebendo quantidades excessivas de líquido, ou pode ser sintoma de algo mais sério, como diabetes tipo 2.

Também pode ser um sinal de uma infecção da bexiga, pedras nos rins, insuficiência renal e aumento da próstata nos homens.

Uma pessoa que tem diabetes tipo 2 tem muito açúcar no sangue. Os rins reagem a isso, liberando-o do sangue para a urina, o que resulta na necessidade de fazer xixi com mais frequência.

Da mesma forma, se você tiver problemas com seus rins, como pedras, então a frequência de micção aumenta e o problema pode mudar a maneira como tais órgãos operam.

Se muitas vezes você pensa que está normal e começa a sofrer dores nas costas, perda de peso, suores nocturnos, fraqueza nas pernas ou febre, deve consultar o seu médico de família.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias