Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
32°
cotação atual R$
ALIMENTAÇÃO

Cuidado! Refrigerantes aumentam risco de câncer

domingo, 14/07/2019, 09:22 - Atualizado em 14/07/2019, 10:47 - Autor: Gabriel Alves/Folhapress


| Agência Brasil

Um estudo publicado nesta semana na revista científica BMJ traz um alerta importante: bebidas açucaradas podem aumentar risco de desenvolver câncer. A pesquisa foi conduzida por pesquisadores da França a partir de dados de mais de 100 mil pessoas acompanhadas por até nove anos, entre 2009 e 2018. No período surgiram 2.193 novos casos de câncer. Para cada 100 ml de aumento no consumo diário de bebidas açucaradas, a chance de desenvolver câncer sobe 18%. No câncer de mama, o mais comum entre mulheres, o risco aumenta em 22% para o mesmo consumo.

Os cientistas investigaram os cânceres de próstata, intestino e pulmão, mas não viram associação nesses casos, provavelmente devido ao período curto de acompanhamento. Os casos de câncer apareceram em média aos 58,5 anos de idade. Postos à prova em outros estudos, os adoçantes passaram incólumes desta vez: não houve associação da ingestão de bebidas adoçadas com eles e a incidência de câncer.

Uma possível explicação da ligação entre açúcar e câncer é a obesidade, mas, no caso, esse fator de confusão já foi descontado nas estatísticas do estudo. No entanto, os cientistas argumentam que é possível que o excesso no consumo de açúcar contribua para o aumento da chamada gordura visceral, mesmo sem alterar o peso corporal de maneira importante. Essa gordura está associada a uma saúde metabolicamente ruim.

Outra possibilidade é que o excesso de açúcar, ao chegar na corrente sanguínea, suscite uma reação inflamatória no organismo, o que pode aumentar as chances de um tumor nascer e se estabelecer no organismo. “Sabe-se que o açúcar é um ingrediente tóxico para as células do corpo, mas não é para demonizar nem acabar com os refrigerantes ou com os sucos de frutas. É preciso ter bom senso. Nada em exagero”, diz Mario Carra, da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).”

“Fazer atividade física e ter uma alimentação mais regular ajudam a você a não ganhar peso e gordura visceral. Consequentemente, o açúcar que você ingere vai ter menos importância no surgimento de tumores”, diz o médico. Algo digno de nota para os autores é o fato de até mesmo os sucos 100% fruta, e não somente os refrescos e os refrigerantes, entrarem na lista dos vilões para a saúde. “Esses dados corroboram a relevância das recomendações nutricionais existentes para limitar o consumo de bebidas açucaradas, incluindo os sucos 100% fruta, bem como outras ações, como impostos e restrições de marketing direcionados para essas bebidas”, concluem.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS