plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
OPORTUNIDADE

Quer saber como conseguir uma vaga de emprego? Veja as dicas

É possível aproveitar a internet e o foco na vaga desejada para buscar a recolocação profissional, elaborando um bom currículo e montando uma rede de contatos. Especialista explica como fazer isso

Imagem ilustrativa da notícia Quer saber como conseguir uma vaga de emprego? Veja as dicas camera Reprodução

Já estamos quase na metade do ano e, infelizmente, muita gente continua sem a tão sonhada vaga de emprego. A pandemia da Covid-19 provocou uma grave crise no mercado. Apesar disso, nem tudo está perdido. Separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a alcançar o seu objetivo.

O número de desempregados no Brasil foi estimado em 14,4 milhões no trimestre encerrado em fevereiro, o maior contingente desde 2012, início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada ontem (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ou seja, milhares de brasileiros necessitam de uma recolocação no mercado de trabalho. Buscar qualificação, construir um currículo atrativo e estar atento à abertura de vagas na sua área de atuação estão entre os principais passos para conquistar um novo emprego. Por isso, o candidato precisa ter iniciativa e não pode ficar parado. Pesquisar vagas de emprego e cadastrar o currículo em sites especializados é uma opção válida.

Ana Alice Nunes, psicóloga, docente e especialista em Recursos Humanos, descreve como deve ser a rotina de quem está à procura de trabalho. “Precisa buscar novos conhecimentos. Temos vários cursos gratuitos sendo ofertados, a exemplo no Sebrae. É muito importante dar um upgrade no currículo. Precisa ter planejamento, tirar uma hora por dia para focar nesse sentido, verificar grupos de empregos no Whatsapp, plataforma profissionalizantes como LinkedIn, manter contato com amigos”, pontuou.

LINKEDIN

O LinkedIn é uma plataforma profissional, onde cada perfil funciona como o próprio currículo do usuário. Permite informar experiências profissionais anteriores e existe até a opção de a pessoa ser recomendada para vagas por ex-contatos de trabalho. “O Linkedln é muito interessante. Você pode enviar convite para recrutadores, caso você tenha interesse em ingressar e acompanhar aquela empresa. Outra possibilidade é acompanhar as empresas que ofertam vagas. Você pode enviar seu currículo. Lembre-se de atualizar sempre. Outra opção é ligar para empresas que tem sites de vagas, mostrar interesse e fortalecer o networking”, explicou a especialista.

Para Ana Alice, empresas do ramo alimentício, farmácias e a área de saúde estão entre os setores que mais se fortaleceram nesse período de pandemia e, com isso, passaram a ofertar mais vagas. Há também um crescimento no setor de serviços, segundo a especialista, devido à liberação de auxílios por parte do governo.

Existem áreas nas quais as empresas passaram a ofertar vagas na modalidade de home office ou trabalho remoto. Por isso, a especialista em RH orienta que os candidatos a esse tipo de vaga estejam antenados com a tecnologia, tenham planejamento para conseguir atender às demandas de forma satisfatória, sejam organizados e focados. “Você terá de separar o momento de dar atenção para casa, família e ao trabalho. Crie um ambiente de trabalho em casa. Seja disciplinado, tenha uma rotina com horários. Invista em um ambiente adequado e sem distrações”, explicou.

Quer saber como conseguir uma vaga de emprego? Veja as dicas
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias