plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SEM 2ª OPÇÃO

Candidatos concorrem a vagas em apenas um curso na UFPA

Estudantes não poderão fazer mais de uma inscrição para o processo seletivo da Universidade Federal do Pará, que não oferta segunda opção

Imagem ilustrativa da notícia Candidatos concorrem a vagas em apenas um curso na UFPA camera A instituição oferta mais de sete mil vagas em 169 cursos espalhados por 19 cidades paraenses | Ney Marcondes / Arquivo

O período de inscrição no maior Processo Seletivo (PS) da Universidade Federal do Pará segue até as 17h do dia 5 de fevereiro. Este ano o PS oferece 7.355 vagas em 169 ofertas de cursos distribuídas em 19 municípios. Para disputá-las, os candidatos devem selecionar a oferta de curso desejada e realizar a inscrição pelo site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps).

Para se inscrever no concurso, é preciso informar dados pessoais e escolares, como o número da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) e o perfil/grupo para o qual disputará vagas na Instituição. Candidatos que estudaram todo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada podem solicitar isenção da taxa de inscrição.

Sanclayton Moreira, diretor do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), órgão responsável pela gestão do PS 2021, reforça que cada candidato deve selecionar uma única oferta de curso desejada, ou seja, não há segunda opção de curso neste concurso da UFPA. “Cada candidato inscrito, mesmo que tenha feito mais de uma inscrição, terá apenas uma inscrição homologada pelo Ceps. Como o sistema de inscrição do PS 2021 não permite edição de dados e, ocasionalmente, dentro do prazo de inscrição, os candidatos podem mudar de ideia e desejar se candidatar a outro curso, a Instituição disponibiliza no sistema uma opção, um ‘botão’ chamado ‘nova inscrição’, mas isso não implica, de forma alguma, a possibilidade de concorrer a vagas em dois ou mais cursos”, detalha o diretor do Ceps.

Para cada candidato, apenas uma inscrição será aceita, ou seja, homologada: aquela com maior número (para candidatos/as isentos/as do pagamento da taxa de inscrição no concurso) ou aquela com maior número e o pagamento da taxa computado pelo sistema (para candidatos/as que concorrem sem isenção da taxa de inscrição).

A Universidade alerta que é preciso cuidado e atenção com múltiplas inscrições, pois o sistema não as impede, mas são frequentes relatos de estudantes que, após se inscreverem várias vezes em cursos diferentes, já não sabiam mais para qual curso efetivamente estavam concorrendo e, após o fechamento do sistema de inscrição, não será possível alterar qualquer informação declarada.

O Ceps também esclarece aos candidatos que a confirmação de sua participação no concurso só ocorre quando da homologação da inscrição de cada um, e esse resultado só poderá ser disponibilizado a partir de abril. Isso porque o Mec prevê a divulgação do resultado do Enem no final de março. Só após o recebimento das notas dos estudantes no Enem 2020 é que a UFPA pode confirmar quem pode realmente disputar vagas.

Isenção pode ser pedida no ato da inscrição

O Ceps ainda ressalta que, este ano, o pedido de isenção da taxa de inscrição deve ser feito no ato da inscrição. Podem solicitar o benefício os estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública e também aqueles estudantes que realizaram os três anos do ensino médio na rede privada com bolsa integral de estudos.

Até o dia 8 de fevereiro a UFPA analisará cada pedido de isenção e divulgará os pedidos que forem acatados. Os candidatos que não forem beneficiados terão, então, até o dia 19 de fevereiro para efetivar o pagamento da taxa, caso desejem permanecer na disputa por vagas.

Até as 17h da última segunda-feira (18), o sistema de inscrição do Processo Seletivo 2021 da UFPA registrou 58.687 mil pedidos de inscrição, dos quais cerca de 83% solicitaram isenção da taxa de inscrição no concurso. O quantitativo não equivale ao número de inscritos, pois alguns candidatos podem ter efetuado mais de um pedido de inscrição até o momento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias