plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PROCESSO SELETIVO

UFPA ofertará 7.355 vagas de graduação

O edital do Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará para ingresso de novas turmas em 2021 foi aprovado pelo Consepe. As vagas são para 196 cursos de graduação sediados em 12 campi

Imagem ilustrativa da notícia UFPA ofertará 7.355 vagas de graduação camera O preenchimento das vagas será com base nos resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Enem | Wagner Santana/Arquivo

OConselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, na terça-feira (22), o edital do Processo Seletivo (PS) para ingresso de novas turmas em 2021. Serão ofertadas 7.355 vagas em 196 cursos de graduação sediados em 12 campi, incluindo 196 vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD).

Está mantido o preenchimento das vagas com base nos resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, a ser realizado, em função das restrições impostas pela pandemia, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Os candidatos devem estar atentos ao site do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA) para conferir o documento.

Estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em um ou mais estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) continuam recebendo bônus de 10% sobre a nota do Enem, como em anos anteriores.

O valor da taxa de inscrição permanece R$50,00, estando prevista a possibilidade de isenção do pagamento ao candidato que comprovar ter cursado todo o Ensino Médio ou equivalente em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Essa isenção não se confunde com o direito de concorrer a vagas de cotas específicas.

Sobre as cotas e os grupos de ingresso, as vagas serão organizadas por quadros que informam quais candidatos são destinatários de cada conjunto de vagas e as condições de concorrência, observando o disposto nas Leis nº 12.711/2012 e nº 13.409/2016. O edital também informa os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais cada candidato concorrerá, mostrando, de maneira clara, que um mesmo candidato concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

EDITAL

No edital do PS, os candidatos também poderão conferir informações relacionadas ao processo de matrícula e aos documentos necessários para o estabelecimento do vínculo institucional, em qualquer grupo de inscrição. Um destaque deste ano é a inclusão da necessidade de validação da autodeclaração de pessoa negra, a ser realizada por Comissão de Heteroidentificação, que será responsável pelo deferimento da habilitação.

“A aprovação deste edital em conjuntura tão adversa demonstra, mais uma vez, o nosso compromisso com a sociedade, em particular com os que buscam educação superior pública e de qualidade. No ano passado, nosso processo seletivo teve mais de 100 mil inscritos e cerca de 40 mil alcançaram as notas mínimas para classificação. É fundamental, portanto, conseguirmos manter a política de ingresso de novos alunos, mesmo enfrentando as dificuldades geradas pela pandemia”, afirmou o reitorEmmanuel Tourinho.

O reitor destacou ainda que a oferta do edital do PS 2021 só foi possível com o empenho dos conselheiros e da comunidade acadêmica. “Que bom que conseguimos deliberar sobre todas essas questões, inclusive sobre o calendário acadêmico da UFPA para 2021, pois somente assim temos a possibilidade de admitir novos alunos”, complementou o reitor, encerrando a última reunião de conselho do ano.

SAIBA MAIS

- Este ano, em função das restrições impostas pela pandemia, não será realizado Exame de Habilidades Específicas para candidatos inscritos nos cursos de licenciatura em Dança e Música.

- Adicionalmente, o edital apresenta informações relacionadas ao fluxo de preenchimento das vagas, aos critérios de eliminação, ao cômputo da nota final, assim como à classificação e aos critérios de desempate. Constam ainda no documento as situações e os prazos para a interposição de recursos administrativos, respeitando o que dispõe o calendário acadêmico de 2021.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias