plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

UFPA abrirá cerca de 1.400 vagas em cursos na modalidade de EaD

Edital da seleção foi aprovado em reunião do Consepe. As vagas estão distribuídas em seis cursos de graduação, sediados em 21 municípios do Pará e dois em estados vizinhos

Imagem ilustrativa da notícia UFPA abrirá cerca de 1.400 vagas em cursos na modalidade de EaD camera Freepik

Serão abertas cerca de 1.400 vagas em cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Processo Seletivo Especial 2021 – PSE UFPA 2021-1. Em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) na segunda-feira (14), foi aprovado o edital da seleção. O calendário com as datas de todas as fases do processo seletivo será divulgado em breve.

As vagas estão distribuídas em seis cursos de graduação, sediados em 21 municípios do Estado do Pará e dois em estados vizinhos: Altamira, Ananindeua, Baião, Barcarena, Bragança, Breves, Bujaru, Cametá, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Dom Eliseu, Igarapé-Miri, Juruti, Marabá, Moju, Paragominas, Parauapebas, Salinópolis, São Sebastião da Boa Vista, Tailândia e Tucumã, além da oferta de cursos nas capitais do Amapá (Macapá-AP) e do Tocantins (Palmas-TO), abrangendo um total de 23 municípios.

O diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da UFPA, professor José Miguel Veloso, esclareceu que a oferta do curso de Biblioteconomia nas cidades de Macapá (AP) e de Palmas (TO) se deve ao fato de que ainda não há proposta regular deste bacharelado nas universidades federais do Amapá e do Tocantins. Assim, a pedido da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a oferta da UFPA se estendeu a esses dois municípios. “Será uma oportunidade para que essas universidades possam se preparar para, em um futuro próximo, ofertar essa graduação em modo presencial”, disse.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “a Educação a Distância é uma oportunidade para que mais jovens tenham acesso à educação superior de qualidade. A EaD na UFPA possibilita alcançar candidatos residentes em localidades com oferta insuficiente de vagas em cursos presenciais”.

Entre os demais cursos com vagas neste edital, estão as licenciaturas em Letras - Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia e Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Ao todo, serão disponibilizadas 1.360 vagas, acrescidas de 34 vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD), totalizando exatamente 1.394 vagas.

Conforme o edital a ser publicado, as vagas serão ocupadas com base nos resultados obtidos pelos(as) candidatos(as) em processo seletivo próprio, que consiste em prova objetiva, que contempla conteúdos programáticos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura; além de prova de Redação em Língua Portuguesa.

UFPA abrirá cerca de 1.400 vagas em cursos na modalidade de EaD
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias