Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Cursos & Empregos

EDUCAÇÃO

Qualifique seu currículo em cursos gratuitos

Instituições oferecem a oportunidade de qualificação profissional nesse período de pandemia. Além de serem sem custo, esses cursos podem ser realizados na modalidade a distância. Confira algumas oportunidades

terça-feira, 17/11/2020, 10:33 - Atualizado em 17/11/2020, 10:48 - Autor: Alexandra Cavalcanti


Quem deseja dar um upgrade na carreira, é hora de organizar o tempo e aproveitar as oportunidades
Quem deseja dar um upgrade na carreira, é hora de organizar o tempo e aproveitar as oportunidades | Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

A qualificação profissional por meio de cursos se tornou um diferencial importante para quem já está ou deseja entrar no mercado de trabalho. Diversas instituições e o próprio Governo Federal estão oferecendo opções gratuitas em áreas variadas, na modalidade presencial ou a distância, inclusive com certificados. Por isso, para quem deseja dar um upgrade na carreira, é hora de analisar as vagas disponíveis, organizar o tempo e aproveitar as oportunidades.

Um desses cursos está sendo oferecido por meio de parceria do Ministério da Educação (MEC), que está ofertando 20 mil vagas para qualificação profissional a distância no Instituto Federal Sul-riograndense para interessados de todo o país. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas online.

Entre as opções de cursos estão o de assistente administrativo, assistente de controle de qualidade, gestor de microempresa, montador e reparador de computadores, operador de computador e programador web. No caso do curso operador de computador, o requisito de escolaridade é a conclusão do 5º ano do ensino fundamental. Já para ingressar nos demais cursos é exigido o ensino fundamental completo.

As aulas terão início no dia 30 de novembro com carga horário entre 160 e 200 horas, com direito a certificado. Todos os cursos integram o Programa Novos Caminhos do MEC, que pretende viabilizar a abertura de 36 mil vagas em cursos de qualificação profissional até o segundo semestre de 2021. O Programa Novos Caminhos busca disponibilizar oportunidades de educação profissional a distância, para preparar os estudantes para o mercado de trabalho durante o período de distanciamento social devido à Covid-19. Ao todo, foram oferecidas 253 mil vagas a partir de parcerias com instituições de ensino estaduais, municipais e federais.

BASE COMUM

O MEC também oferece cursos a distância gratuitos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a pessoas ligadas à comunidade educacional. Entre os disponíveis nesse momento estão: Como planejar as aulas de Educação Física; Matemática e suas Tecnologias; A BNCC e a Gestão Escolar; A BNCC na Educação Infantil; A Importância de Analisar a Qualidade da Internet; entre outras opções.

Para se inscrever, é necessário fazer o cadastro no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC/Avamec. O passo seguinte é acessar o link do curso de acordo com o endereço correspondente. A lista completa com os temas disponíveis para matrícula também está na página do MEC.

Após finalizar o conteúdo e as atividades, as declarações serão emitidas pelo MEC e ficarão disponíveis no Avamec. A finalização do curso só é possível se as atividades e o conteúdo estiverem concluídos. O profissional pode realizar vários cursos ao mesmo tempo.

Senac, Sebrae, FGV e Google também são ótimas opções para quem busca qualificação

Por meio do Programa Senac Gratuidade (PSG), a instituição abre seleções constantes para o preenchimento de vagas em cursos ofertados pela entidade. Para participar é importante ficar atento porque o preenchimento das vagas ocorre por ordem de inscrição do candidato.

Para se candidatar a uma delas, o interessado deve acessar o site, preencher a “Ficha de Inscrição” com informações pessoais e será informado dos documentos necessários, data e local para efetivação da matrícula.

Entre os cursos disponíveis atualmente estão: Acessibilidade em Serviços e Equipamentos Turísticos; Administração Financeira de Eventos; Branding e Marketing de Moda; Como Construir um Plano de Comunicação Digital; Custos Logísticos; Gerenciamento de Custos; Tomada de Decisão no Ambiente Organizacional; Tratamento de Imagem Digital para Fotógrafos.

FGV

A FGV tem um grande portfólio de cursos gratuitos, com 110 opções, entre elas: Acesso à Informação; Como organizar o orçamento familiar; Como planejar a aposentadoria; Democracia digital e Exploração e abusos na Internet. Para se inscrever, o interessado deve acessar o endereço eletrônico, em seguida escolher o curso e seguir as indicações para se inscrever.

Sebrae/PA

O Sebrae está com uma série de cursos on-line gratuitos para quem está começando um negócio ou para aqueles que já possuem uma microempresa e querem melhorar o empreendimento. O conteúdo dos cursos trata desde os passos para a formalização da empresa até a gestão das finanças do negócio.

Os cursos são destinados preferencialmente para artesãos e donos de pequenos negócios. Entre as opções disponíveis atualmente no site estão: Como vender pela internet na crise do coronavírus; Gestão Financeira; Marketing Digital para o Empreendedor e Como Captar Recursos para o seu Negócio. Para se inscrever, basta acessar o site.

GOOGLE

Outra opção para quem deseja se inscrever em cursos on-line gratuitos são os oferecidos pela plataforma Google Ateliê Digital, destinados ao início e aperfeiçoamento de carreira. Assim como das outras instituições citadas, os cursos são bem diversificados e podem ser somados ao currículo do interessado ou mesmo serem usados para gerenciar a própria empresa. Um dos diferenciais é que os cursos têm carga horária bem distintas indo de 1 a 40 horas de estudos. Entre as opções de escolha estão: Crie confiança com a alto promoção; Desenvolva seus negócios em outros países; Fundamentos do Marketing Digital; Entenda conceitos básicos de codificação; Introdução à comunicação corporativa.

As aulas são disponibilizadas por módulos e podem ser feitas a qualquer momento e acessadas no computador, tablet ou celular, assim os estudantes podem criar o próprio cronograma de aprendizagem da forma mais conveniente.

Para se inscrever é preciso acessa a plataforma.


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS