plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MÉDICA E MULTIPROFISSIONAL

UFPA abre inscrições para Processo Seletivo com mais de 150 vagas para residência 

Programas concentram atividades no Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, no Instituto de Ciências da Saúde e nos campi do interior

Imagem ilustrativa da notícia UFPA abre inscrições para Processo Seletivo com mais de 150 vagas para residência 

Estão abertas as inscrições para os programas de residência médica e multiprofissional da Universidade Federal do Pará (UFPA), turma 2021, que acontecem no Complexo Hospitalar Universitário, no Instituto de Ciências da Saúde e nos campi de Bragança e Castanhal. São ofertadas vagas nas áreas de Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Odontologia e Medicina Veterinária. Os interessados podem se inscrever até o dia 06 de dezembro pelo site do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA), acessando os editais das Residências Médica e Multiprofissional.

Na área médica, o processo oferece vagas nas especialidades de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Básica, Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina da Família e da Comunidade, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Pneumologia. Os cursos têm a duração de 02 a 03 anos, a depender da especialidade, e concentram suas atividades nos hospitais de ensino Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto, que compõem o Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ao todo 62 vagas estão abertas para essa modalidade.

Já a Residência Multiprofissional possui 90 vagas nos programas de Oncologia, Saúde do Idoso, Atenção ao Paciente Crítico, estes do Complexo Hospitalar; Saúde da Mulher e da Criança realizada em parceria com o Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria/Bragança; e Enfermagem Obstétrica e Atenção à Clínica Integrada, estes do Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Há também os programas de Medicina Veterinária que acontecem no campus de Castanhal, nas áreas de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres e Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos.

A seleção desse ano obedece às medidas de proteção contra o coronavírus elaboradas pelo CEPS/UFPA, as quais seguem os protocolos da Organização Mundial da Saúde, como aferição de temperatura nos locais de prova, assepsia das mãos e dos calçados, higienização das salas de prova, além da obrigatoriedade do uso de máscara. “Estamos vivenciando uma nova realidade na área da saúde, que é esse contexto da pandemia de covid-19, por isso precisamos manter as medidas de distanciamento e biossegurança nas atividades de ensino e pesquisa. Os novos residentes já irão começar suas atividades sendo capacitados para esse novo cenário que exige novos cuidados com a saúde”, afirma a chefe da Unidade de Pós-Graduação e Residências do Complexo Hospitalar Universitário, Laura Tomazi. Em 2020, as residências da UFPA não paralisaram suas atividades durante a pandemia, atuando em todas as áreas que as demandaram.

As residências estão vinculadas à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (PROPESP), coordenada pela professora Iracilda Sampaio, junto a Diretoria de Capacitação, coordenada pelo professor Gustavo da Silva Vieira de Melo. A Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) é coordenada pela professora Dirce Pinheiro, já a Comissão de Residência Médica (COREME) do Barros Barreto é coordenada pelo professor Emílio Magno, e o professor José Roberto Capeloni coordena a COREME do Hospital Bettina Ferro.

As etapas do processo seletivo constituem prova objetiva, que será aplicada no dia 10 de janeiro de 2021 (à tarde) e análise de currículo. As atividades dos programas iniciam no primeiro dia útil de março de 2021. A lista de documentos para inscrição e os itens que serão avaliados constam nos editais da seleção.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias