plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PROFISSÃO

'Aumentar' informações do currículo pode prejudicar candidato à vaga

Até quando “aumentar” as informações do currículo enviado para uma vaga de trabalho pode prejudicar o candidato? Essas perguntas vieram à tona com a situação vivida pelo já ex-ministro da Educação Carlos Alberto Decotelli ter apresentado um currículo fals

Imagem ilustrativa da notícia 'Aumentar' informações do currículo pode prejudicar candidato à vaga camera Especialista alerta que pôr dados incorretos pode gerar responsabilização e cobrança de quem disputa o mercado de trabalho. Saiba como montar um documento adequado com sua formação profissional | Freepik

Até quando “aumentar” as informações do currículo enviado para uma vaga de trabalho pode prejudicar o candidato? Essas perguntas vieram à tona com a situação vivida pelo já ex-ministro da Educação Carlos Alberto Decotelli ter apresentado um currículo falso no que se refere à títulos e formação. E uma pesquisa mostra que três em cada quatro candidatos costumam mentir no documento profissional apresentado.

Os dados são de uma pesquisa divulgada pela DNA Outplacent, no ano passado. Para o trainee de Recursos Humanos Thallys Ferreira, mentir no currículo é grave e pode ser considerado um crime de falsidade ideológica – principalmente se a mentira vier acompanhada em fraudes em documentos públicos. Ser coerente e honesto ajuda a manter o nome limpo para qualquer referência pessoal e profissional. “Toda vez que você se passa por alguém que você não é, você não deixa de cometer uma falsidade ideológica”, reforça o gestor.

“O currículo é um documento pessoal, claro que mentir nele é menos agravante que fraudar um documento, mas não exime o candidato da responsabilidade com as informações prestadas”, reitera. Thallys confirma a pesquisa que aponta que 75% dos candidatos a uma vaga de trabalho colocam inverdades no currículo. Informações falsas que podem indicar valores errados de remunerações anteriores, curso de línguas e até de escolaridade. “O que o candidato coloca ali ele vai ser cobrado no mercado. Se ele usar o nome de outras instituições, ele pode responder por danos”, orienta.

CURSOS

Ele deixa como principal orientação enxugar as informações e colocar somente informações verdadeiras. “Uma dúvida que surge e é comum vem de pessoas que estão fazendo um curso, uma especialização, e não sabem como dizer isso no currículo. É importante colocar e informar o período previsto para a conclusão”, sugeriu Thallys. “Agora se pôr algum motivo abandonou ou parou o curso é melhor não colocar”, acrescentou.

Thallys Ferreira considera o currículo uma carta de apresentação dos candidatos. As informações contidas no documento serão critérios para o recrutamento e possivelmente testes de seleção. “O candidato não vai ser avaliado somente durante a seleção, mas quando assumir o posto de tradição. A empresa vai cobrar dele o conhecimento daquilo que ele se diz formado”, pontuou.

'Aumentar' informações do currículo pode prejudicar candidato à vaga
📷 |Diário do Pará
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias