Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Cursos & Empregos

PREPARAÇÃO

Mais de 330 mil alunos no Pará se inscreveram no Enem 2020

quinta-feira, 25/06/2020, 07:54 - Atualizado em 25/06/2020, 07:56 - Autor: Redação


Com a suspensão das aulas no País, alguns estudantes tentam manter os estudos de forma on-line
Com a suspensão das aulas no País, alguns estudantes tentam manter os estudos de forma on-line | Eliseu Dias / Seduc

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) teve 5,78 milhões de inscritos. O balanço foi divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Destes, 5,68 milhões se cadastraram para fazer o exame impresso e outros 96 mil para a versão digital, que ocorrerá pela primeira vez. As informações são da Agência Brasil. No Pará, 330.842 candidatos estão aptos ao exame, sendo 330.266 habilitados à prova impressa e 576 aderindo ao Enem Digital.

O Enem 2020 ainda não tem data para ocorrer. Uma consulta está aberta até o dia 30 de junho para os participantes opinarem sobre a data. Segundo o Inep, o total marca um aumento de 13,5% em relação ao ano passado. O Instituto credita a ampliação dos participantes a fatores como a modalidade digital, extensão do período de pagamento e gratuidade automática. A modalidade sem custo foi utilizada por 83% dos inscritos.

Quase 95% dos pré-inscritos tiveram a inscrição confirmada em 2020, também um crescimento em relação à dinâmica de inscrições nos anos anteriores – em 2019, por exemplo, apenas 80% dos inscritos totais tiveram a inscriçãoconfirmada neste período.

Ações como a criação da aplicação digital da prova, a ampliação do período para pagamento e a concessão de gratuidade automática a todos os inscritos que se enquadrassem nos perfis de isenção de taxa, mesmo sem pedido formal, podem ter contribuído para superar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e aumentar a marca dos participantes confirmados para o exame. Segundo o Inep, do total, 65,6% terminaram o ensino médio em anos anteriores, mais da metade tem mais de 20 anos de idade e 60% são mulheres. No recorte por cor, 47% são pardos, 34,7% são brancos, 13,3% são pretos e 2,2% são amarelos.

ENQUETE

Os inscritos no Enem ainda podem participar da votação para a escolha da nova data do exame, adiado devido à pandemia de Covid-19. O Inep disponibilizará a enquete até o dia 30 de junho, na Página do Participante, para que os inscritos contribuam, de forma voluntária, escolhendo uma das opções apresentadas, com o adiamento das provas em 30, 60 ou 180 dias das datas previstas nos editais. Para os participantes que solicitaram recurso para atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, os resultados individuais estarão disponíveis nesta quinta-feira, 25 de junho,na Página do Participante.

 


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS