plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MERCADO

Dez habilidades obrigatórias para os profissionais do futuro

Com o isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus, muitos profissionais trabalham de casa ou com as rotinas alteradas e sem previsão de normalidade. Aliás, muitos especialistas se perguntam se o mercado de trabalho voltará ao que era consid

Imagem ilustrativa da notícia Dez habilidades obrigatórias para os profissionais do futuro camera Levantamento mostra que além do letramento digital e da orientação por dados, será necessário desenvolver também o lado socioemocional | Freepik

Com o isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus, muitos profissionais trabalham de casa ou com as rotinas alteradas e sem previsão de normalidade. Aliás, muitos especialistas se perguntam se o mercado de trabalho voltará ao que era considerado normal. A Happy Code, rede de escolas de tecnologia e programação para crianças e adolescentes, fez um mapeamento para identificar as principais habilidades que já eram e, diante do atual cenário incerto e mutável, serão cada vez mais exigidas, independentemente da área de atuação. O levantamento mostra que além do letramento digital e da orientação por dados, será necessário desenvolver também o lado socioemocional, como resiliência e empatia.

Foram considerados fatores como a transformação digital nas empresas com o uso da tecnologia; o cenário do mercado de trabalho do futuro e o cenário de mudanças rápidas, incertezas e necessidade de aceleração digital, temas que o país enfrenta atualmente. “Nós sempre tentamos mostrar para os pais e para a sociedade a importância da formação tecnológica para o futuro de crianças e jovens, no entanto, essa ainda não era uma percepção de todos. A pandemia e o fato de ter de aplicar aulas remotas, se comunicar a distância o tempo todo, ou trabalhar em home office, por exemplo, trouxeram à tona essa necessidade. A falta do letramento digital ficou ainda mais evidente, junto com a necessidade de trabalhar habilidades socioemocionais para lidar com situações adversas”, explica Debora Noemi, diretora de tecnologia educacional da Happy Code.

QUALIDADES

- .Letramento digital/habilidades tecnológicas

Conjunto de competências que permite utilizar a tecnologia, as ferramentas e o meio digital. É saber ler e escrever informações digitais, que incluem sinais, códigos, imagens, entre outros e, mais que isso, interagir com esses ambientes digitais e saber utilizar essas informações de forma lógica e estratégica.

- Empatia

Apesar da tecnologia, as relações e a comunicação serão cada vez mais fortalecidas na busca por soluções. Por isso, é fundamental entender a dor do próximo em situações adversas.

- Adaptabilidade/Flexibilidade

O cenário está cada vez mais dinâmico, incerto e em constante mudança, especialmente agora, com a pandemia. O profissional que aprender a lidar com esses fatores terá mais facilidade para circular no mercado.

- Inteligência emocional

A inteligência emocional ajuda no desenvolvimento de outras habilidades fundamentais (não só na vida profissional), como autogestão, disciplina e capacidade de lidar com frustrações.

- Orientação por dados

Capacidade de ler e interpretar os dados para a tomada de decisão, sempre direcionados aos resultados.

- Resolução de problemas

Consiste em saber lidar de maneira prática com o problema. Não se limitar a encontrar uma resolução, mas também analisar, questionar e refletir sobre possíveis soluções para definir qual a melhor saída.

- Criatividade

É olhar o presente e imaginar o futuro. Ser curioso e gerar novas ideias e soluções é algo que será cada vez mais valorizado em um cenário de mercados complexos e em constante mudança, como agora.

- Pensamento analítico

Possibilita a análise e a resolução de problemas complexos usando o raciocínio e a lógica para trazer soluções inovadoras.

- Resiliência

Capacidade de voltar ao estado normal, principalmente em alguma situação crítica e fora do comum. Transpor obstáculos e enfrentar as adversidades, fazendo delas oportunidades de amadurecimento e de aprendizado.

- Senso crítico

É o uso da inteligência para conhecer a realidade e encontrar soluções para os problemas reais, fazendo com que o indivíduo comece a pensar, analisar e refletir antes de agir, aprimorando seu intelecto e sua capacidade de resolução de problemas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias