plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
OPORTUNIDADES

Estagiários paraenses já têm pelo menos 4,9 mil vagas garantidas em 2020

Somente em 2020, pelo menos 4.900 vagas de estágio já estão garantidas para estudantes no Pará. Somente no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PA), serão ofertadas 1.900 oportunidades destinadas para pessoas matriculadas e estudando no ensino médio

Imagem ilustrativa da notícia Estagiários paraenses já têm pelo menos 4,9 mil vagas garantidas em 2020 camera Thiago Vilhena conseguiu uma vaga como auxiliar de escritório e já cria perspectivas para o futuro | Olga Leiria

Somente em 2020, pelo menos 4.900 vagas de estágio já estão garantidas para estudantes no Pará. Somente no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PA), serão ofertadas 1.900 oportunidades destinadas para pessoas matriculadas e estudando no ensino médio regular, técnico e superior. Além disso, atualmente o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/PA) está com 16 vagas de estágio disponíveis para estudantes de diversas áreas, desde o ensino médio até o superior. Para todo o ano, o IEL estima a abertura de mais de 3 mil novasvagas de estágio.

Giuliano Pinto, gerente regional do CIEE/PA, afirma que as vagas a serem ofertadas no mercado paraense ao longo dos próximos meses se tratam de contratos que foram encerrados dia 31 de dezembro de 2019, em empresas privadas (cerca de 700) e órgãos públicos em todo o Estado. “Essas vagas seguem a Lei de Estágio (11.788), onde as empresas podem estar contratando estudantes do ensino médio regular, médio técnico e superior de todas as áreas”.

As instituições que contratam estagiários são isentas de encargos sociais, trabalhistas e vínculos empregatícios. “O estágio é um aliado na formação de talento para a empresa e para o estudante é uma oportunidade de melhorar a empregabilidade dele. O programa de estágio não deixa de ser um programa social”, detalha Giuliano.

O estagiário deve atuar de 4h a 6h, de segunda à sexta-feira, recebe uma bolsa-auxílio – valor determinado pela empresa, pois a legislação não determina o mínimo e o máximo -, e o auxílio-transporte. Ele pode passar até 2 anos na empresa antes de concluir o curso. E para que o estudante esteja na condição de estagiário, precisa ter, no mínimo 16 anos, estar matriculado e estudando.

Foi em uma dessas oportunidades que o estudante do ensino médio regular, Thiago Vilhena, 19 anos, conseguiu um estágio de auxiliar de escritório em uma grande empresa de distribuição de gás de cozinha. Ele estagia há 5 meses e já tem perspectivas para o futuro. “Quero fazer faculdade de gestão empresarial. Estou gostando muito da área. E foi simples conseguir a vaga: me inscrevi, até que ligaram para o meu pai para que eu participasse da seleção e, consegui”, conta.

PREPARAÇÃO

Para se candidatar ao estágio, a psicóloga do IEL/PA, Aline Barros, explica que é de extrema importância a apresentação do estudante, por meio do currículo. “É o cartão de visita do aluno para a empresa. Por isso tem que estar sempre atualizado e bem escrito, sem erros de ortografia. Caso tenha, é importante citar diferenciais tais como cursos de idiomas, outras atividades e experiências profissionais ou acadêmicas”. Além disso, são necessárias as informações pessoais do aluno como o nome, telefone e e-mail; e informações acadêmicas, com o nome do curso e da instituição de ensino, horário em que estuda, tempo de curso (qual o semestre ou módulo).

Ela afirma que o estágio também é importante para o aluno ingressar no mercado de trabalho, além de agregar conhecimento e testar se o curso que escolheu realmente é o que ele se identifica. “Possibilita ao aluno que ele possa conhecer as vivências da profissão que escolheu. O estágio tem cumprido de forma eficiente o papel de elo entre o mundo acadêmico e o profissional, promovendo assim um período de aprendizado prático, técnico, social e cultural, ajudando a formar jovens mais preparados para a vida e para o mercado de trabalho”, descreve Barros

Já para as empresas, Aline afirma que contratar um estagiário representa um investimento, já que hoje, o estagiário tem um papel importante nas corporações “agregando criatividade, energia e inovação aos seus processos, atuando como um membro da equipe”. “Investir em um estagiário é uma forma de garantir para o futuro, a efetivação de um colaborador treinado, alinhado com os valores e objetivos da empresa e comprometido com os seus resultados”, avalia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias