Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

A celebração do teatro produzido no Pará

sábado, 24/08/2013, 15:21 - Atualizado em 24/08/2013, 15:21 - Autor:


Para comemorar os quatro anos de fundação, o Centro Cultural Atores em Cena realiza hoje a Mostra Cênica Estadual - Agenor Dell Vale. Reunindo apresentações de dez grupos paraenses, o evento segue até amanhã e ainda conta com oficina de teatro e bate-papos com profissionais. 


“A gente escutava muita reclamação de que não tinha em Belém lugar pras companhias de teatro se apresentarem. Os teatros daqui nunca têm pauta, não existe abertura para iniciantes, grupos pequenos, do interior”, conta o codiretor da mostra Gê Souza, ator e presidente Centro Cultural Atores em Cena.


Localizado na avenida Nazaré, 435, bairro de Nazaré, o Atores em Cena consiste em um pequeno teatro de 90 lugares montado no porão de um antigo sobrado. Criado inicialmente para abrigar os ensaios da própria trupe, o Coletivo de Teatro Atores em Cena, o espaço é aberto para outros grupos se apresentarem, além de oferecer cursos de capacitação na área. “A ideia era fazer uma mostra com o espírito do Atores em Cena, de braços abertos, sem restrição”, afirma.


A mostra homenageia este ano o ator Agenor Dell Vale, diretor do Teatro Experimental de Mosqueiro (Tem). O ator de 52 anos, a 40 anos se dedica às artes cênicas. “A nossa intenção é a cada ano nomear a mostra com um talento do teatro paraense diferente. E na nossa estreia, não podíamos ter escolhido uma pessoa melhor. Ele tem um grupo de pastorinhas, as Filhas do Oriente, e é guardião de um pássaro junino, o Tangara. Além disso, ele organiza o Festival Brasileiro de Folclore e o Baile dos Artistas, que é considerado o Oscar paraense. Uma pessoa tão preocupada em homenagear os outros, manter a cultura popular, merece esse reconhecimento”, afirma.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS