Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

'História de Pescador' estreia em São Caetano

sexta-feira, 23/08/2013, 22:01 - Atualizado em 23/08/2013, 22:14 - Autor:


Será lançado neste sábado (24), em São Caetano de Odivelas, nordeste do Estado, o curta-metragem "História de Pescador", resultado de oficinas de audiovisual ministradas na cidade por realizadores paraenses independentes.
 
O filme de ficção tem 13 minutos e conta a aventura do tirador de caranguejo João Dico, que ao sair para um dia de trabalho, passa por uma experiência inusitada que o leva a uma verdadeira prova de fé e coragem.
 
A película retrata, através da linguagem audiovisual, o trabalho árduo do tirador de caranguejo, já que essa é uma das principais atividades econômicas de São Caetano, responsável por abastecer boa parte das feiras e mercados paraenses com os crustáceos.
 
O curta é resultado do projeto independente Olhar Odivelas, de autoria da jornalista e produtora audiovisual Angela Gomes, desenvolvido pela produtora Visionária Filmes, que realizou um programa de oficinas audiovisuais na cidade durante junho e julho deste ano.  O projeto Olhar Odivelas tem o objetivo de mostrar na prática as etapas da produção de um filme, para estimular os participantes a desenvolverem seus próprios projetos, já que agora a realização de um filme é facilitada pelo acesso a equipamentos digitais mais simples.


"História de Pescador" foi gravado em dois dias e mobilizou estudantes em São Caetano de Odivelas (Foto: Divulgação)


O argumento e roteiro foram criados pelos alunos nas oficinas, assim como todo o trabalho de produção do curta foi realizado por eles. Angela Gomes divide a direção do filme com o cineasta Cezar Moraes, que também faz a fotografia.
 
Os personagens são interpretados por alunos das oficinas, além de um participante do Art'da Terra Bando Teatral, grupo de teatro amador da cidade, que vive o personagem de um pescador amigo do protagonista.
 
Em oficinas específicas sobre como utilizar a internet de forma integrada com a produção de filmes, os alunos também criaram blogs, webdocs, canal de vídeo no youtube, e perfis em mídias sociais para divulgar o resultado do trabalho.
 
Esta é a segunda edição do Olhar Odivelas, que este ano tem o patrocínio do Banco da Amazônia, além de apoio da Secretaria de Cultura de São Caetano. 


A exibição do filme "História de Pescador" será no dia 24, às 21h, no Centro Cultural, em São Caetano de Odivelas. O evento é aberto à população, com entrada gratuita.


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS