Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Talento paraense aporta em São Paulo

segunda-feira, 19/08/2013, 07:28 - Atualizado em 19/08/2013, 07:46 - Autor:


A Kamara Kó Galeria participa a partir desta quarta (21, da SP-Arte/Foto, feira de comercialização de fotografias que vai ocorrer no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. O evento tem ainda extensa programação cultural. Prestes a completar dois anos, comemorado no próximo domingo, dia de encerramento da feira, a galeria leva obras dos 17 artistas agenciados e atua como difusora da produção fotográfica paraense.


Para a galerista Makiko Akao, essa é uma ação especial da galeria, que estimula um novo âmbito para a venda de obras de arte, aliado às praticas reflexivas sobre a linguagem. “Acho que para uma galeria de apenas dois anos estamos dando um grande passo. Participar do SP-Arte/Foto significa mostrar para outros públicos as obras dos nossos artistas, a produção contemporânea de fotografias no Pará e expandir nossas atividades”, diz.


Para mostrar as fotografias aos visitantes, o catálogo “Imagética” foi elaborado com textos do secretário estadual de Cultura, Paulo Chaves, e da curadora Marisa Mokarzel, analisando a produção dos artistas. “Vejo nesta coleção de fotógrafos paraenses, na contramão da mesmice que invade a fotografia, a procura de um novo caminho, onde o fazer fotográfico interfere no real, seja pelo olhar apurado e surpreendente da cena, seja na manipulação com os infinitos recursos que a informática oferece”, comenta o secretário. 


Além disso, obras de Miguel Chikaoka e Alberto Bitar, editor do Diário do Pará, foram escolhidas para as peças de divulgação do evento. “Essa é a primeira vez que a galeria trabalha em um evento desse porte, o que é muito interessante pois também acaba tendo o lado expositivo”, comenta Anita Lima, artista agenciada e produtora.


Os artistas agenciados são Miguel Chikaoka, Alberto Bitar, Guy Veloso, Anita Lima, Alexandre Sequeira, Armando Queiroz, Bob Menezes, Claudia Leão, Keyla Sobral, Roberta Carvalho, Danielle Fonseca, Pedro Cunha, Flavya Mutran, Ionaldo Rodrigues, Mariano Klautau, Octavio Cardoso e Walda Marques.


PROGRAMAÇÃO


Em sua sétima edição, a SP-Arte/Foto ocorre entre os dias 21 e 25 de agosto e reunirá 25 galerias nacionais no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. O crescimento do mercado de arte nacional, que em 2012 atingiu 22%, também diz respeito à fotografia, que ocupa um lugar de destaque entre coleções particulares, galerias e museus de todo o mundo. A consolidação da SP-Arte/Foto, assim como o aumento do número de galerias participantes e de artistas representados, confirma essa ascensão, tanto no cenário artístico quanto mercadológico. 


Na SP-Arte/Foto/2013, cerca de 250 obras serão expostas simultaneamente nos cinco dias de evento. Trabalhos de artistas conceituados, como Miguel Rio Branco, Vik Muniz, Candida Höfer, Gaspar Gasparian, Cristiano Mascaro, Sebastião Salgado, Damien Hirst e Julian Opie, serão mostrados ao lado de obras de nomes que se projetam no novo cenário artístico, como Sheila Oliveira, Claudia Melli e Juliana Stein. 


A programação cultural contará com debates no auditório da Livraria da Vila, com a participação de importantes fotógrafos brasileiros. Abertas ao público, essas conversas serão organizadas pelas revistas Zum e Select e pelo jornal O Estado de S.Paulo. 


A SP-Arte/Foto/2013 conta com os patrocínios da Oi, Credit Suisse e Iguatemi e tem apoio cultural da Oi Futuro desde a primeira edição do evento, em 2007. Perrier, Chandon, Illy, AirFrance e Etel, referências nos segmentos de design de autor e produtos de luxo, serão os novos e importantes parceiros da feira este ano.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS