Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Fumbel anuncia lista de delegados eleitos

quinta-feira, 15/08/2013, 08:00 - Atualizado em 15/08/2013, 08:02 - Autor:


Esta semana são realizadas, no Centur, as plenárias para escolha da comissão organizadora da 3ª Conferência Estadual de Cultura. As reuniões começaram na terça-feira, 13, e prosseguem até amanhã. Hoje, apesar do feriado, a reunião é com o segmento de Design e Moda às 10h; às 14h com o Cinema e Audiovisual; e às 15h com a Gastronomia. Na sexta-feira, último dia, a reunião será voltada para as Culturas Populares às 10h; e às 14h para a Literatura.


O processo de escolha dos representantes será definido pelas próprias categorias e registrada em ata assinada pelos presentes, tendo técnicos designados pela FCPTN como observadores. Esta ata será encaminhada à Comissão Executiva da 3ª CEC.


A etapa Estadual ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro das 8h30 às 18h no Centro de Eventos Ismael Nery da Fundação Tancredo Neves e terá como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Estadual de Cultura”. Entre os eixos e sub-eixos temáticos da conferência estão a implementação do Sistema Estadual de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.


A conferência será um espaço destinado ao encontro entre a sociedade civil e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas e ações para os próximos anos. A conferência irá propor estratégias de articulação entre as instituições ligadas à cultura, estabelecer diretrizes e gerar conteúdos para a construção do Plano Estadual de Cultura. 


TUMULTO


Realizada no último sábado, a IV Conferência Municipal de Cultura foi marcada por confusão e muito bate boca. Mas para além das discordâncias entre os representantes de movimentos culturais sobre a participação de agentes ligados à prefeitura de Belém no debate, todos concordavam que a hora é de se organizar para seguir em frente. Durante o encontro foram eleitos 24 delegados e mais 21 suplentes que representarão Belém na etapa estadual. 


Na ocasião, houve manifestações contra a forma como era conduzida a discussão e a categoria chegou a pedir a anulação do regimento interno da conferência, pois não concordavam com a forma com que foi conduzida a plenária que aprovou o documento. Eles chegaram a ocupar o palco do local e dividir a conferência em dois grupos. 


O bailarino Leonardo Gutemberg chegou a explicar, na ocasião, que a manifestação teve o caráter de denunciar as supostas irregularidades na conferência. “A gente vê aqui servidores que são ‘DAS’ na prefeitura e outras que trabalham no Pro-Paz. Este pessoal não é ligado aos movimentos culturais ou artísticos e vieram somente para concordar com todas as propostas do poder público. Aceitam tudo sem questionar”, disse. 


Procurada, a Fumbel afirma que durante o encontro uma plenária foi aberta para discutir democraticamente todos os itens que constituem o Regimento Interno da Conferência. Depois a grande plenária, formada por artistas de Belém, foi dividida nos quatro eixos propostos pelo Ministério da Cultura: Implementação do Sistema Municipal de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.


Em seguida, o grupo sistematizou as propostas por eixos temáticos, com destaque para a criação de novos pontos de cultura, novas bibliotecas municipais, a criação de novos editais e espaços alternativos para a exibição das produções artísticas locais, que foram validados no evento. “Todas as propostas que dizem respeito às instâncias federais estão sendo encaminhadas ao Ministério da Cultura e as que são voltadas ao município serão analisadas com todo o cuidado pela Fumbel”, garante o Diretor do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, Marcos Marques.


Os delegados foram votados por eixo, conforme o previsto no comando do artigo 13 do regimento interno da conferência, aprovado pela plenária, juntamente com as propostas para III Conferência Estadual de Cultura. A presidente da Fumbel, Heliana Jatene, destacou a legitimidade da manifestação dos artistas. “Em um momento tão importante para a história da cultura do município é importante que essas divergências existam para enriquecer e pluralizar as discussões que estão sendo levantadas aqui”, finaliza. 


Confira a lista de representantes por eixo


> Eixo 01 – Implantação do Sistema Municipal de Cultura:- Marco Antônio G. Araújo – Delegado- Fátima Macedo – Delegada- Nartreza de Souza Maia – Delegada- Samuel Machado Pires – Delegado


> Eixo 02 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural:- José Carlos Gadelha Pinheiro – Delegado- Eder Alex de Oliveira Cardoso – Delegado- Ivete Alves Caldas – Delegada- Antônio Cesar Setubal – Delegado


> Eixo 03 – Cidadania e Direitos Culturais:- Marcilene Cristine Souza Martins – Delegado- Cintia Patrícia Correa de Oliveira – Delegada- Francisco Pereira da Silva – Delegado- Abnael Anjos Ferreira – Delegado


> Eixo 04 – Cultura e Desenvolvimento:- Charles Augusto Santos Evangelistas – Delegado- Deodato Oliveira Junior – Delegado- Junior Portugal – Delegado- Carlos Pará – Delegado


> Poder Público:- Heliana da Silva Jatene – Delegada Presidente da Fumbel- Socorro da Silva Pereira – Delegado- Antônio Joaquim Freire Coutinho Marques – Delegado- Reginaldo França Júnior – Delegado- Raimundo de Oliveira Moraes – Delegado


> Povos Tradicionais:- Kátia Hadad – Delegada- Elídio José Santana – Delegado- Laurene da Costa Ataíde – Delegada


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS