Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Exposição reúne obras de alunos da Apae

sábado, 10/08/2013, 10:11 - Atualizado em 10/08/2013, 10:11 - Autor:


Vinte e quatro pequenos espelhos adornam as paredes do Laboratório das Artes, na Casa das Onze Janelas, em Belém. Os objetos não fazem parte da exposição “O retrato que há em mim” - que reúne obras dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Belém -, apesar de terem sido fundamentais. Antes mesmo de alguém pegar em um pincel, a série de autorretratos surgiu da experiência de conhecer e gostar do que viam refletido no espelhinho de bolso.


“Propus o exercício de se olhar no espelho como uma forma de aguçar a observação dos alunos. Mas essa simples tarefa acabou se tornando uma espécie de jornada filosófica. Eles passaram a se descobrir, a se aceitar mais”, conta Silvana Saldanha, organizadora da exposição e professora de artes visuais.


A mostra, que se encerra amanhã, é resultado de três meses de oficina, realizada em parceria entre a instituição filantrópica e o museu. Ao todo são 24 quadros em exibição, utilizando técnicas mistas como fotografia, pintura, desenho e colagem. “As obras, na verdade, foram feitas com base em fotos. Os alunos se caracterizavam com chapéus, lenços, casacos, óculos escuros. O que achassem bonito ou engraçado. Depois do retrato, eles passavam a trabalhar na peça. É uma turma bem heterogênea, então encontramos diversos estilos: alguns trabalhos pendem para o abstrato, outros tem desenhos elaborados, cheios de detalhes”, conta a educadora que há quatro anos desenvolve trabalhos em arte-educação na Apae.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS