Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Concerto lança o livro do músico Salomão Habib

sexta-feira, 09/08/2013, 08:06 - Atualizado em 09/08/2013, 08:06 - Autor:


Salomão Habib lança hoje o espetáculo violonístico, estreando ‘a Suite Popular’. “Escrita com originalidade para violão solo, a peça será executada em três partes e é dedicada ao cancioneiro popular da região amazônica. Juntamente com ela no repertório estarão peças novas e especialmente selecionadas para o evento”, diz o violonista.


O concerto lança também o livro de partituras de obras do compositor paraense Tó Teixeira e do Livro escrito pelo violonista sobre a história do violão na Amazônia intitulado “Tó Teixeira, O Poeta do Violão”. Numa fusão da música erudita com a popular a série de Suítes compostas pelo violonista abordam diferentes temáticas. 


REPERTÓRIO


Dentre as compostas, o público já teve a oportunidade de ouvir: Suíte Olímpia, em homenagem aos 100 anos do mais antigo cinema do Brasil; Suíte Bacchus, em homenagem ao vinho através da sonoridade das uvas Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Pinot Noir, Tempranillo e Malbec; a Suíte Milagres, em referência à quatro milagres de Jesus Cristo; a Suíte Equatorial, em homenagem à Belém, sua cidade natal; Suíte Outubro, em homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré. 


Merece destaque a Suíte das Amazonas, composta em alusão as índias guerreiras Amazonas; esta peça foi escolhida para integrar o repertório do projeto WorldwideGuitar Conecction – WGC; apenas seis compositores de todo o mundo foram escolhidos para tomar parte no projeto através de suas obras; finalmente a mais recente da série, a Suíte Popular, em homenagem ás toadas e canções populares da Amazônia; Ainda no repertório peças espanholas e latinas especialmente escolhidas para brindar todos os pais, aos quais o concerto é dedicado.


O espetáculo proporcionará momentos de virtuosismo, técnica e musicalidade, numa autêntica prova de versatilidade e quebra de barreiras que separam o erudito do popular.


A entrada do concerto é franca e a Catedral de Santa Maria pertence à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, parceira do evento e muito ativa em trabalhos sociais. Estará a disposição do público o mais recente trabalho da Salomão Habib que é a extensa e profunda pesquisa sobre a obra do violonista paraense Tó Teixeira, disposta ao público em quatro CDs, DVD documentário, Livro histórico e livro de partituras. 


NÃO PERCA


Espetáculo “Suíte Popular”, com o violonista Salomão Habib, na Catedral de Santa Maria, às 20h. Entrada franca. A catedral fica localizada na avenida Serzedelo, próximo à Conselheiro.


(Diário do Pará) 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS