Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Festival itinerante chega amanhã em Belém

quarta-feira, 07/08/2013, 08:40 - Atualizado em 07/08/2013, 08:43 - Autor:


Belém recebe a partir de amanhã, a programação 2013 do Palco Giratório, um dos principais festivais itirerantes de artes cênicas do Brasil. A terceira etapa Belém ocorre no Teatro Claudio Barradas até o próximo dia 11 com a realização de oficinas e apresentação dos espetáculos ‘Lírica Morada’ e ‘Tombé’. 


O espetáculo “Lírica Morada”, da Cia Moderno de Dança do Pará, do tem como ponto de partida o poema “Para ler como quem anda nas ruas”, do escritor Paes Loureiro. Em seus versos, o poeta cruza espaços e tempos de Belém e desvela, a partir de múltiplas referências históricas e literárias, uma cidade encantada na linguagem. Por meio de metáforas, o poeta atravessa uma cidade para pluralizá-la em versos universais. A leitura coreográfica implementada sobre o poema constrói na cena um lugar existente entre a realidade e a imaginação dos criadores do espetáculo, que concebem uma cidade invisível aos olhos, porém vislumbrada em sensações e devires. 


Já “Tombé”, da companhia baiana Dimenti, trata-se de um espetáculo de coreografia-palestra, uma obra interessada no movimento, mas também no discurso que se produz sobre ele. A montagem reúne vocabulários corporais e teorias ligadas a diversas situações da vida, como tensões nas relações interpessoais, disputas de poder e os dolorosos processos de aprendizagem.


O grupo Dimenti também realizará a oficina “Que tipo de arte você realmente está a fim de produzir”, com o objetivo propor um mergulho artístico e autorreflexivo nas referências e universos poéticos de cada participante. Por meio de práticas de composição e de conversas francas, o encontro buscará ir além das tendências e tabus estéticos para produzir uma experiência autoimplicada e de risco. 


PROJETO


Em sua 16ª edição, o projeto realizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), é uma das mais bem-sucedidas iniciativas culturais do país. Desde 1998, espetáculos de artes cênicas circulam pelas capitais e cidades do interior, formando plateias e levando cultura pelo país. Por intermédio do Palco Giratório, o Sesc promove o acesso a espetáculos de qualidade a um público amplo e diversificado e divulga o trabalho de profissionais provenientes de diversos estados brasileiros. Ao longo de seus 16 anos de existência, o Palco Giratório se consolidou no cenário cultural levando uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado de mais de 3 milhões de pessoas no Brasil.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS