Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Artistas devem escolher representantes para evento

terça-feira, 06/08/2013, 08:04 - Atualizado em 08/08/2013, 22:22 - Autor:


Com o objetivo de compor a Comissão Organizadora da 3ª Conferência Estadual de Cultura, a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN), designada pelo Governo do Estado para coordenar a Conferência, convida artistas e produtores culturais paraenses a escolherem seus representantes, entre 13 e 16 deste mês, no Cine Líbero Luxardo.


No primeiro dia (13), às 9h, a reunião será direcionada a artistas e produtores da Dança e, às 14h, do Teatro e do Circo. No dia 14, a reunião das 9h será com os artistas e produtores da Música e às 14h das Artes Visuais. Já no dia 15, o encontro será com o segmento de Design e Moda às 10h, às 14h com o Cinema e Audiovisual e às 15h com a Gastronomia. E no último dia (16), a reunião será voltada para as Culturas Populares às 10h e às 14h para a Literatura.


O processo de escolha dos representantes será definido pelas próprias categorias e registrada em ata assinada pelos presentes, tendo técnicos designados pela FCPTN como observadores. Esta ata será encaminhada à Comissão Executiva da 3ª CEC.


Blog e objetivos


A 3ª Conferência Estadual de Cultura acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro das 8h30 às 18h no Centro de Eventos Ismael Nery da Fundação Tancredo Neves e terá como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Estadual de Cultura”. Entre os eixos e sub-eixos temáticos da conferência estão a implementação do Sistema Estadual de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.


A conferência será um espaço destinado ao encontro entre a sociedade civil e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas e ações para os próximos anos. A 3ª CEC irá propor estratégias de articulação entre as instituições ligadas à cultura, estabelecer diretrizes e gerar conteúdos para a construção do Plano Estadual de Cultura. 
Além disso, irá discutir a cultura local nos seus aspectos da identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção e salvaguarda, da participação social, dos direitos e do exercício pleno da cidadania.


A ideia também é propor estratégias para reconhecimento e fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável, propor estratégias que permitam aos fazedores da cultura local o acesso aos meios de produção e à fruição dos bens, serviços e espaços culturais e avaliar os resultados obtidos na II Conferência Estadual de Cultura.


Já está disponível para o público em geral o blog oficial da conferência que tem como objetivo obter contribuições da sociedade civil de todos os cantos do Pará. Todo cidadão poderá fazer suas contribuições através do blog, basta apenas se identificar nas postagens. 


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS