Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Artista carioca participa do Café Fotográfico

sexta-feira, 02/08/2013, 09:10 - Atualizado em 02/08/2013, 09:10 - Autor:


O artista carioca Renan Cepeda participa hoje do primeiro Café Fotográfico realizado no mês de agosto pela Associação Fotoativa em parceria com o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). O tema do encontro entre o artista carioca e o público paraense será “A luz na mão – a técnica do light painting como possibilidade de expressão artística”.


Também conhecido por pintura de luz, o light painting é uma técnica utilizada para produzir imagens fotográficas de um modo que extrapola a visualidade habitual. Ela se diferencia pelo registro de movimentos ou rastros luminosos feitos com uma lanterna, usadas nesse contexto como um “pincel de luz”, o que permite a composição de imagens com efeitos explorados tanto por artistas como por outros profissionais, como os que trabalham com publicidade e propaganda, por exemplo. Com entrada gratuita, o evento será realizado às 19h, no Auditório do CCBEU, localizado na Travessa Padre Eutíquio, 1309, bairro de Batista Campos.


Autor de pesquisas artísticas sobre técnicas fotográficas incomuns, como a fotografia infravermelha e o light painting, Renan Cepeda começou a fotografar em preto e branco aos 11 anos de idade. Constituiu sua experiência como fotojornalista no Jornal do Brasil dos anos 1980, colaborando também com as maiores publicações do país, além de ter sido correspondente da agência francesa SIPA-Presse.


Em 1996, fundou o “Arte de Portas Abertas” e a “Chave Mestra – Associação dos Artistas Visuais” de Santa Teresa, bairro onde mantém o seu ateliê. Dedica-se hoje integralmente à fotografia de arte e possui obras em diversas galerias do Brasil e exterior, tais como a Galeria Tempo, no Rio de Janeiro; a De Buck Gallery, em Nova York; e a WM Gallery, em Amsterdam.


Mais


Previstas para o período de 14 a 19 de agosto, diversas atividades celebrarão em Belém o Dia Mundial da Fotografia. Uma delas consistirá no segundo Café Fotográfico de agosto, previsto para o dia 19, dessa vez com o artista Pedro David, que durante a programação também ministrará a oficina “Fotografia de Busca” e participará de uma sessão de autógrafos do livro “Rota Raiz”. Saiba mais em: fotoativa.org.br.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS