Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Curro Velho inscreve para oficinas

terça-feira, 30/07/2013, 07:45 - Atualizado em 30/07/2013, 07:47 - Autor:


Modelagem para crianças, brinquedos em miriti, pintura, desenho, capoeira, teatro, dança de salão, percussão, cavaquinho, percussão e ritmos do samba, fotografia digital, fotografia de moda. São múltiplas as oficinas ofertadas para o mês de agosto na sede da Fundação Curro Velho, no bairro do Telégrafo. 


Na Casa da Linguagem, unidade da instituição localizada no bairro de Nazaré, haverá oficinas de produção de histórias infantis; redação; leitura e produção de texto; redação e literatura; informática básica e também oficinas de música como violão, canto popular, cavaquinho. Oficinas de teatro, dança de salão e na área de artes visuais oficinas de desenho, história em quadrinhos, poesia e ilustrações também entram na grade. 


O período de inscrições para as oficinas de arte e ofício da Fundação Curro Velho começa hoje, a partir de 9h, e encerra no dia 9 de agosto. As atividades são gratuitas para os alunos de escolas públicas. Basta apresentar o comprovante de matrícula no ato da inscrição. Os universitários, alunos da rede particular e demais interessados pagam um taxa única de R$ 20 no ato da inscrição.


ARTES VISUAIS 


Nas oficinas ofertadas para área de artes visuais, o aluno tem opções em desenho, serigrafia, pintura, adereços, gravura, papel machê. Uma das oficinas de destaque é a de esculturas, ministrada pelo instrutor Márcio Saraiva. Garrafas coloridas de desinfetantes e artigos de limpeza serão transformados em esculturas e bonecos durante o processo da oficina. “Os materiais usados para a limpeza diária das casas são materiais alternativos, coloridos que podemos produzir esculturas de acordo com a criatividade do aluno. Para a oficina vou trabalhar as lendas da Amazônia, os animais, tartaruga, jacaré, jabuti, o Saci, Curupira entre outros”, adianta Márcio.


O instrutor é cria da Fundação Curro Velho. Fez a primeira oficina aos 8 anos e participou de outras como pintura, modelagem para crianças, aquarela, pintura em grafite. E o Curro Velho acabou se transformar em uma segunda casa. Está feliz em poder ministrar pela primeira vez uma oficina no mundo das artes. “É a primeira oficina que irei ministrar. Quando era mais novo, eu sempre quis fazer oficina aqui. Gosto muito daqui, o Curro Velho sempre faz parte do meu cotidiano. Eu fazia desenho, as técnicas que eu aprendi foram aqui”.


A oficina de esculturas com materiais alternativos será realizada no horário de 8h30 às 10h30, na sede da Fundação Curro Velho. Crianças com idade a partir de 12 anos podem fazer inscrição.


EXPOSIÇÃO


O candidato quando vier à sede da instituição fazer a inscrição, vai encontrar uma exposição didática com mostra de resultados de oficinas e peças do acervo. Segundo o gerente de Artes Visuais, Raimundo Calandrino Júnior, a exposição é didática porque mostra ao aluno a técnica e produto final. “Com essa exposição didática o nosso aluno vai conhecer ainda mais sobre a oficina que tenha interesse em participar. A maioria dos objetos em exposição integra a grade de oficinas que serão realizadas em agosto”, diz Raimundo Júnior. 


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS