Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

IAP e Fotoativa preparam maratona de atividades

domingo, 28/07/2013, 10:24 - Atualizado em 28/07/2013, 10:24 - Autor:


Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado no próximo dia 19 de agosto, o Instituto de Artes do Pará organiza uma série de atividades para os apreciadores dessa arte. A programação inclui fotovaral, curso e oficinas de fotografia, lançamento de livro, exposição de vídeo e café fotográfico. O evento conta com a parceria da Associação Fotoativa e ocorre no prédio do IAP, gratuitamente, no período de 14 a 19 de agosto.


A primeira dessas atividades é o curso de “Fotografia de Busca”, ministrado pelo fotógrafo mineiro Pedro David, cujas inscrições ficam abertas até o próximo dia 9. O curso vai apresentar conceitos e trabalhos de fotografia contemporânea, através de projeção multimídia e discussão em grupo sobre as formas de elaboração das ideias que levam a cada trabalho, como o desenvolvimento dos temas, viabilização e elaboração de projetos, execução, finalização e montagem da obra. A oficina será ministrada entre os dias 14 e 16 de agosto, das 9h às 17h.


No dia 14 também será montado o fotovaral “Imagens em trânsito”, com fotografias resultantes do trabalho de oficinas da jornada Pinholeday 2013 em Belém. Considerada a cidade com maior participação em todo o mundo no dia do pinhole, Belém possui grandes expoentes nesta técnica de fotografia artesanal, como Moisés Araújo e Renata Aguiar que ministram oficina de iniciação à fotografia pinhole através de práticas baseadas no uso e construção de minicâmeras. Será no dia 18, domingo, e as inscrições estão sendo feitas na Associação Fotoativa.


Entre os dias 17 e 18, o fotógrafo Miguel Chikaoka monta a instalação “Tenda Mágica”, com uma super câmera obscura para visitação no anfiteatro do IAP. Haverá ainda uma oficina sobre a câmera obscura com Evna Moura e Débora Flor durante a manhã do sábado, 17, no ateliê do Instituto. Para esta, as inscrições são na Associação Fotoativa.


CELEBRAÇÃO


Foi em 19 de agosto de 1839 que Daguerre apresentou sua câmera obscura na Academia de Ciências de Paris, batizada como daguerreótipo. Com o episódio, a data passou a ser reconhecida como o Dia Mundial da Fotografia. As comemorações do IAP e FotoAtiva chegam ao seu ponto alto nesta dia, quando haverá o lançamento do livro “Rota Raiz” de Pedro David, incluindo um café fotográfico com o artista e exibição do vídeo “Imagens em Trânsito”, contando um pouco da jornada do pinhole 2013 em Belém.


“Rota Raiz” tem 128 páginas, 70 fotografias em cor e alguns desenhos de reproduções de objetos misteriosos. É o registro de uma coleção. São imagens que o artista criou para guardar cenas pitorescas, porém transitórias, do sertão. Seu livro corresponde a uma tentativa do autor de materializar as imagens latentes, criadas durante a infância pelos casos de seus pais, viajantes também pelos ermos do norte de Minas. A edição de Rota Raiz é do professor e curador de fotografia Rui Cezar dos Santos.


(Diário do Pará, com assessoria)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS